Geral

7 das 8 atividades do varejo têm alta em janeiro ante dezembro, diz IBGE

14/03/2019

Sete entre as oito atividades do varejo registraram avanços nas vendas em janeiro de 2019 ante dezembro de 2018, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A única queda ocorreu no setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,5%).

Tiveram taxas positivas os segmentos de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), Combustíveis e lubrificantes (0,5%), Móveis e eletrodomésticos (0,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

Quanto ao comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume de vendas cresceu 1,0% em janeiro ante dezembro. As vendas de Veículos, motos, partes e peças subiram 5,7%, enquanto o setor de Material de construção teve ligeira alta de 0,1%.

Média móvel

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,5% em janeiro de 2019, divulgou O IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou aumento de 0,2% em janeiro.

Revisão

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em dezembro de 2018 ante novembro, de uma queda de 2,2% para um recuo de 2,1%.

Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.