Geral

Prefeitura vai ampliar vagas de acessibilidade em Arapiraca

12/02/2019
Prefeitura vai ampliar vagas de acessibilidade em Arapiraca

Acessibilidade para melhorar a mobilidade urbana de Arapiraca. Esta será uma das prioridades das ações da gestão do prefeito Rogério Teófilo com a ampliação de vagas para pessoas com necessidades especiais na cidade.

No final da manhã desta terça-feira (12), o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Jodelmir Pereira de Souza, reuniu-se com integrantes do Projeto Mão na Roda para apresentar as ações de ampliação de vagas de acessibilidade na região central de Arapiraca.

As novas vagas serão implantadas em duas etapas em oito ruas do bairro Centro. Atualmente existem 31 vagas de acessibilidade na região central de Arapiraca, criadas pela SMTT.

O projeto de ampliação está previsto para ter início pelas ruas Pedro Nunes, João Ribeiro Lima e Paula Magalhães, além da área do Mercado Público de Arapiraca.

Nessa primeira etapa 14 vagas serão criadas: nove para pessoas com mobilidade reduzida e cinco vagas para cadeirantes.

Já a segunda etapa do projeto vai contemplar 12 vagas nas ruas Felício Vasconcelos, Fernandes Lima, Esperidião Rodrigues e Boa Vista.

“Estamos apresentando esse projeto da SMTT para que possamos trabalhar juntos na ampliação e também na fiscalização dessas vagas para que tenhamos uma cidade mais acessível e com melhorias em sua mobilidade urbana”, afirmou Jodelmir de Souza.

Folia de Rua

Os integrantes do grupo também estiveram com o prefeito Rogério Teófilo e entregaram a ele um abadá do Bloco Mão na Roda.

A diretora de Infraestrutura e Trânsito, Dayana Rossy, afirmou que esta semana a SMTT já vai priorizar as vagas no Bosque das Arapiracas, uma vez que o Projeto Mão na Roda irá participar do Folia de Rua, no próximo sábado, 16.

“Lá serão duas vagas que iremos disponibilizar e esta semana estaremos instalando essas vagas”, declarou Dayana Rossi.

O presidente do Projeto Mão na Roda, Rafael Rodrigues, disse que todos ficaram satisfeitos em conhecerem as ações da SMTT para melhorar a acessibilidade na região central de Arapiraca.

“É importante essa aproximação com o poder público para que possamos garantir nossos direitos e lutar para que Arapiraca tenha mais vagas de acessibilidade”, disse Rafael Rodrigues.

O Bloco Mão na Roda vai participar do Folia de Rua com o apoio da Prefeitura de Arapiraca e com a Banda da Polícia Militar do 3º BPM de Arapiraca. As ações são divulgadas nas redes sociais do projeto como facebook e instagram: projetomaonaroda.

Atividades paraesportivas

Os membros do projeto praticam atividades físicas e se reúnem na Esporte e Saúde com a participação de uma equipe multiprofissional como psicólogos, entre outros profissionais..

O professor de educação física, Rodolfo Calmon, incentiva o grupo a prática das atividades paraesportivas na academia e também nos locais adequados ao ar livre na cidade.

“É um projeto incentivador que todos participam para melhorar a qualidade de vida e garantir mais espaço na cidade. Saber que as ações de ampliação da acessibilidade serão colocadas em prática já é uma vitória para todos nós”, reconheceu Calmon.