Alagoas

Movimento Alagoas Competitiva projeta ações estratégicas para setor produtivo

01/02/2019
Movimento Alagoas Competitiva projeta ações estratégicas para setor produtivo

O Movimento Alagoas Competitiva (MAC), que há 14 anos mobiliza agentes representativos da sociedade em torno de ações de gestão e melhoria de processos produtivos, com foco no desenvolvimento sustentável, intensificará sua atuação em 2019. Realizador de capacitações, cursos e consultorias na área de gestão da qualidade, o MAC promoverá novas iniciativas. Dentre elas, os encontros pela competitividade, eventos trimestrais e de caráter técnico, para o aprofundamento das discussões sobre temas relacionados especificamente ao setor produtivo alagoano.

“Pretendemos discutir questões como a do eucalipto, por exemplo. Será que o eucalipto veio para ficar em Alagoas? Precisamos tratar disso com mais profundidade. Eu, particularmente, acredito que dará muito certo, até porque o nosso estado, que não sabia o que era eucalipto há quatro ou cinco anos, já tem cerca de dez mil hectares plantados. Além disso, diversos produtores, inclusive de cana-de-açúcar, já começam a se interessar por essa cultura agrícola. Mas tudo precisa ser discutido e os encontros pela competitividade terão esse objetivo, de tratar assuntos técnicos que venham a melhorar a produtividade alagoana”, afirma Luiz Otávio Gomes, presidente do MAC.

Outras ações já previstas no calendário do Movimento Alagoas Competitiva, a exemplo do Fórum Alagoano pela Competitividade, que em 2019 acontecerá a sua terceira edição, serão focadas principalmente nos temas qualidade, competitividade e produtividade. A intenção do MAC é trazer o economista, ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e atual secretário especial de Competitividade, Emprego e Produtividade do Governo Federal, Carlos da Costa, para ser palestrante do Fórum.

“O secretário tem nos surpreendido positivamente em suas entrevistas, pois fala em modernizar a indústria brasileira e, para isso, quer acabar com as amarras, com a burocracia. A intenção é inovar para que nós possamos efetivamente melhorar a nossa competitividade, interna e externamente. A nossa ideia é tratar deste tema no Fórum e, se possível, trazer o secretário. Nesse mundo globalizado, nós, alagoanos, precisamos cada vez mais tratar da qualidade, produtividade e competitividade dos nossos negócios. A gente tem que ser competitivo, realizando mais, com menos homens e com menos horas de trabalho. Para isso, é preciso inovar”, observa Luiz Otávio Gomes .< /span>

Prêmio Estadual

Em 2019, o Movimento Alagoas Competitiva também realizará mais uma edição do Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade (PEQ/AL). Fruto de uma parceria com o Sebrae em Alagoas, a premiação é uma forma de reconhecer e incentivar as boas práticas empresariais, alinhadas aos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que está em sua 21ª edição. Como representante da Fundação no estado, o MAC auxilia as empresas alagoanas a implantarem o MEG.

“Além disso, também trabalharemos junto ao Movimento Brasil Competitivo (MBC), para colocar Alagoas no centro das discussões nacionais, a exemplo do pacto pela reforma do Estado brasileiro, que reúne governadores, líderes empresariais e representantes da sociedade civil dispostos a liderar as mudanças necessárias para o crescimento do Brasil, com menos burocracia e mais transparência. Essas são algumas das ideias que nós temos para 2019”, conclui Luiz Otávio Gomes.