Geral

João Paulo II recebe mutirão de combate ao Aedes Aegypti

20/02/2019
João Paulo II recebe mutirão de combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, continua realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros do município. Nesta quarta-feira (20), foi a vez do bairro João Paulo II receber as ações de conscientização.

A estratégia envolveu todos os agentes que atuam diariamente no combate e na prevenção de transtornos que possam ser causados pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika vírus e chikungunya, além dos demais funcionários da Unidade Básica de Saúde do bairro.

“É um trabalho importante para evitar outras doenças decorrentes do mosquito e, após um levantamento, percebemos que o bairro está em situação precária. Esse cuidado com os moradores e porta a porta ajuda a prevenir a propagação de larvas do mosquito”, destaca Iza Caroline Ernesto, diretora da unidade.

Durante o mutirão, os agentes alertaram sobre os cuidados que os moradores devem ter com os recipientes que possam se tornar criadouro devem ser eliminados.

A moradora da Rua Teresópolis, Nisete Alves, mostrou aos integrantes da ação uma forma que ela utiliza para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, evitar as doenças causadas. A dona de casa coloca peixes da espécie Caborja em possíveis criadouros. “Eu mando pescar peixinhos Caborja e coloco em locais  e eles se alimentam das larvas, evitando o mosquito. Moro aqui faz muito tempo e ninguém da minha casa já teve dengue ou outra doença causada pelo mosquito”, afirmou dona Nisete.

A equipe da Promoção à Saúde e Endemias vai intensificar o cronograma de ações durante os próximos dias. Durante esta semana tem programação na UBS do Planalto, UBS Pau D`Arco, UBS João Paulo, UBS Pau Ferro e UBS Vila Fernandes e nos próximos dias outros bairros receberão a ação.