Geral

Hospital Santa Rita promove treinamento para técnica de Acesso Vascular Profundo

12/02/2019
Hospital Santa Rita promove treinamento para técnica de Acesso Vascular Profundo

O Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, ofereceu à médicos e enfermeiros o treinamento para “Acesso Vascular Profundo guiado por Ultrassom”. A técnica é voltada para pacientes de emergência e principalmente UTI. A capacitação foi realizada no último sábado (09), pelo médico anestesista Dr. Silvio Marcos Lima, que é palmeirense, com aparelho de ultrassom móvel cedido pela Sonograf clínica, que tem como responsável o Dr. Pedro Paulo Duarte.

Segundo o médico cardiologista Dr. Eugênio Pacelli, a importância deste treinamento por meio do moderno aparelho, é que ele possibilita a certeza de que a agulha é introduzida no vaso a ser puncionado, isso faz com que as complicações sejam minimizadas, melhorando assim, a eficácia do procedimento.

O treinamento foi direcionado para médicos e enfermeiros com o intuito de capacitar os profissionais para o uso do equipamento. De acordo com Pacelli, está sendo analisada a possibilidade da compra de um aparelho igual para o hospital, contudo, o primeiro passo é oferecer a capacitação aos profissionais.

Pacelli informou ainda que existe também um outro aparelho onde ele é vinculado ao celular via bluetooth, e consegue ver a imagem na tela do telefone e o preço é bem mais em conta.

“Estamos acompanhando a tendência mundial de acessos vasculares guiados por ultrassom. Oferecemos esse procedimento feito com o aparelho para doentes em estado grave SUS, convênios e particulares. É um grande avanço e esperamos muito em breve implantar essa prática diariamente no Santa Rita. Iremos conversar com a direção do hospital e analisar a possibilidade desta importante aquisição. Destacando que o público-alvo são os pacientes em estado crítico”, diz Pacelli.

O aparelho

O médico Pedro Paulo Duarte informou que “Em congressos, conheci esse aparelho e imediatamente comecei a pensar nos pacientes de UTI, e naqueles que não podem se locomover, foi quando fiz a aquisição. Hoje, não há mais necessidade de transportar os pacientes até a clínica, pois nós vamos até o leito. Sem contar que o procedimento é mais rápido.

Pedro Paulo continua dizendo que “Esse curso é muito importante, pois o procedimento feito com a imagem é mais exato. Sem a imagem fica mais complicado, já que existem pacientes onde há dificuldades de encontrar os vasos e exige que o procedimento seja feito por uma veia central para administração de medicações e alimentação parenteral”.

Vale destacar que, o aparelho serve para fazer, além dessa punção da jugular, também para outros tipos de exames. Por exemplo, de abdômem, rins, fígado, vesícula, entre outros.

Parceria

“Este aparelho vai ficar cedido para atender as necessidades do Santa Rita sempre que necessário”, afirma o Dr. Pedro Paulo Duarte.

Ao final, o Dr. Eugênio avisou que “Esse foi o nosso primeiro treinamento e priorizamos os médicos e enfermeiros que trabalham na Emergência e UTI, mas o intuito é que todos os profissionais sejam capacitados. Destacando que, os que não puderam participar deste primeiro encontro, haverão outras oportunidades”, finaliza.