Alagoas

Caderno técnico sobre Alagoas é lançado durante seminário no Rio de Janeiro

15/02/2019

Com a participação do governador Renan Filho e de secretários estaduais, foi aberto, na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro (RJ), o seminário “Alagoas: Caminhos para o Futuro”. O chefe do Executivo afirmou que a parceria com a instituição tem como objetivo pensar o Estado prospectivamente, reunindo os melhores técnicos para buscar a excelência na gestão pública e fazer o Estado avançar cada vez mais.

“Apresentamos hoje, aqui, uma Alagoas que se prepara cada vez mais para avançar nos indicadores sociais, se desenvolver economicamente, ser um Estado mais transparente e que alcança os seus objetivos com investimentos, priorizando as áreas mais sensíveis para o cidadão, como a saúde, a educação, a segurança e a infraestrutura. Com esse conjunto, Alagoas certamente será sempre um Estado, amanhã, melhor do que hoje e hoje melhor do que ontem”, declarou Renan Filho.

O seminário marcou o lançamento do Caderno Técnico Alagoas: Caminhos para o Futuro. O livro possui 12 capítulos, cujos artigos trazem uma análise dos principais temas e políticas públicas do Estado, incluindo diversos programas, projetos e ações, além de seus principais resultados.

A coordenadora de Projetos da Diretoria Técnica da FGV Projetos, Baiena Souto, revela que elaborar os estudos e produzir o livro foi um grande desafio alcançado.

“Nenhum dos autores dos artigos é de Alagoas, portanto a ideia foi fazer um livro isento de juízo de valor. Assim, reunimos especialistas de diversas áreas. O Caderno Técnico fala de desafios e oportunidades para Alagoas, fazendo uma série histórica de vários indicadores e mostrando oportunidades para planejar o Estado daqui a quatro, dez anos”, explicou Baiena Souto.

Para o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, o estudo produzido pela FGV é um diagnóstico apurado acerca de Alagoas. “O livro retrata o Estado, estabelece caminhos e desafios para os próximos quatro anos de gestão. Trata-se de um debate essencial para que possamos clarificar alguns pontos e ver os desafios para o futuro”, destacou Santoro.

“Esses estudos apresentam o que está dando certo, quais são os desafios, o que precisamos corrigir. Com toda a humildade do mundo: a gente sabe que fizemos muita coisa, mas precisamos fazer muito mais adiante”, acrescentou Renan Filho.

A abertura do evento contou com as presenças do vice-governador, Luciano Barbosa; do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Marcelo Víctor; do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Otávio Lessa; do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçucar), Pedro Robério; do diretor da FGV Projetos, César Cunha Campos; e da diretora de Governos e Infraestrutura do BNDES, Karla Bertocco Trindade.

O seminário segue durante o dia com palestras e painéis apresentados por especialistas que vão abordar questões relacionadas à Saúde, Educação, Desenvolvimento Socioeconômico, Segurança Pública e Direitos Humanos.