Geral

Visitadores recebem capacitação para atender as famílias do Programa Criança Feliz

14/01/2019
Visitadores recebem capacitação para atender as famílias do Programa Criança Feliz

Aprovados no último Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para a função de visitadores do Programa Criança Feliz, participam de capacitação, que acontece a partir desta segunda-feira (14) até o dia 16, no Centro de Formação de Professores Municipais, localizado no bairro Caititus.

Durante esses três dias, nos horários das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, a equipe formada por 27 visitadores do Programa Criança Feliz, que objetiva promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, tem acesso a uma extensa programação que visa ampliar os conhecimentos sobre as diretrizes e estratégias adotadas no programa.

Sobre a importância do processo de qualificação, Gineide Castro, coordenadora Municipal do Programa Criança Feliz, destaca a atuação  do grupo responsável pelas visitas domiciliares, uma das etapas do programa. “Eles serão responsáveis por trabalhar a relação da família, baseada na construção das competências dos adultos, a fim de melhorar o desempenho das crianças”, destacou.

Programação

No calendário das atividades da capacitação, ministrada pela coordenadora e supervisoras do Criança Feliz, exibição de vídeos, estudo do Guia para visita domiciliar, palestras, atividades práticas, dramatizações, estudo de casos e avaliações. No encerramento, dia 16, o município realiza a entrega dos kits dos visitadores (Bolsa, camisa manga longa com filtro solar, boné com proteção de pescoço e calça e tactel).

Entenda o Programa

O Criança Feliz foi lançado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016,  coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que integra ações nas áreas da saúde, assistência social, cultura, educação e garantia de direitos. Executado pelo município, tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O público alvo do programa são os beneficiários do  Bolsa Família: gestantes e crianças de até os 3 anos de idade, e  famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesse caso, o atendimento das crianças segue até os 6 anos de idade.

Área de atuação

Com o objetivo de articular melhor as ações, a Prefeitura de Arapiraca mapeou a área de atuação do Programa Criança Feliz e dividiu em quatro territórios, levando em conta as localidades com maior concentração de crianças com idade correspondente à abrangência do Criança Feliz e, ainda, considerando as que vivem em situação de maior vulnerabilidade social.

A distribuição dos territórios ficou assim: 1- Planalto, Quati, Bom Sucesso e Residencial Nossa Senhora Aparecida; 2- Canafístula, Frei Damião e Riacho Seco; 3- Manoel Teles, Mangabeiras, Caititus e Brasiliana; 4- Olho D´Água dos Cazuzinhas e Brisa do Lago.