Política

Renan Filho anuncia suspensão da licença ambiental da BRASKEM; veja vídeo

26/01/2019
Renan Filho anuncia suspensão da licença ambiental da BRASKEM; veja vídeo

O governador Renan Filho (MDB) anunciou pelas redes sociais na tarde deste sábado (26) a suspensão das licenças ambientais da BRASKEM para mineração na área do Pinheiro, região afetada por tremores e afundamento e que pode tornar vítimas milhares de pessoas que moram na região.

Ontem o governador por meio do twitter referindo-se a tragédia de Brumadinho também já havia comentado que “o desastre ambiental e humano em Brumadinho (MG) entristece o Brasil. E, para nós alagoanos, evidencia a importância das medidas preventivas que estamos tomando em Maceió para evitar uma tragédia semelhante no bairro do Pinheiro”, observou o governador.

Ouvindo o IMA e o Ministério Público, o governador resolveu tomar a medida de suspensão dessas atividades da BRASKEM no Pinheiro até que se tenha um laudo conclusivo que apontem os responsáveis pelo dano ambiental que praticamente pode destruir um bairro de Maceió.

“Os poços já não estavam mais em operação, entretanto, a partir de agora, não há mais autorização para voltarem a funcionar”, declarou Renan Filho. De acordo com ele, a medida preventiva visa garantir a segurança de quem vive no bairro neste momento.

“É dever de todo governante agir com transparência. O Serviço Geológico do Brasil lista, entre os possíveis fenômenos da instabilidade no solo, a atividade de mineração do sal-gema e a extração de água subterrânea, assim como movimentações tectônicas”, disse Renan Filho.

Como ainda não há consenso sobre as causas e não se tem respostas precisas sobre o fenômeno, o governador afirmou que é preciso agir.

“Vamos continuar monitorando a situação e buscando, junto ao Governo Federal e ao município de Maceió, integradamente, soluções definitivas para o problema”, acrescentou.

Renan Filho garantiu, ainda, que o compromisso dele com o povo alagoano é e sempre será de mantê-lo informado, agindo com transparência e proximidade.

Veja o vídeo do governador