Geral

Operação “Rede Limpa” para combater esgoto clandestino começa nesta quarta (2)

01/01/2019
Operação “Rede Limpa” para combater esgoto clandestino começa nesta quarta (2)

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Prefeitura Municipal de Maceió (PMM) realizam, pela primeira vez, um programa integrado para coibir ligações clandestinas de esgoto conectadas às redes de águas pluviais do município; ligações clandestinas de águas pluviais às redes de esgoto; despejo de gordura diretamente na rede de esgoto e limpa fossa sendo colocado em locais indevidos.

Denominada “Rede Limpa”, a operação vai ter início nesta quarta-feira (2), às 9h30, na parte baixa da capital, nos bairros Jatiúca e Ponta Verde, contemplando num primeiro momento a Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e as ruas Empresário Carlos da Silva Nogueira e Hamilton de Barros Soutinho, que direcionam as águas pluviais para uma galeria que deságua na praia, em frente ao edifício Pátmos.

A ação inédita vai reunir diversos setores da Casal e da Prefeitura de Maceió, entre eles, fiscalização, operacional, infraestrutura, ambiental e comunicação. O trabalho vai contar com aparato que compõe 16 profissionais de campo (técnicos e auxiliares), duas retroescavadeiras, duas caçambas e quatro caminhões de sucção e jateamento.

“Rede Limpa” é resultado de reuniões envolvendo a Casal, o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compram) e as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Infraestrutura (Seminfra), que juntas farão vistorias em tubulações de esgoto da Companhia e em galerias de águas pluviais da prefeitura que deságuam na praia.

De acordo com o presidente da Casal, Clécio Falcão, a operação só trará benefícios à população. “Essa parceria demonstra o compromisso dos gestores estaduais e municipais com o saneamento da nossa cidade, que merece atenção e deve ser cuidado por todos”, reforçou.

Segundo o vice-presidente de Gestão Operacional da Companhia, Francisco Beltrão, é necessária a união de todas as entidades envolvidas no processo para que se encontre uma solução efetiva de combate à ligações irregulares de esgoto. “O ‘Rede Limpa’ será um programa permanente, que visa corrigir ligações irregulares nas redes de esgotamento sanitário e de águas pluviais, resultando em balneabilidade das nossas praias. Para isso, queremos contar com a parceria da população e dos veículos de comunicação, com campanhas educativas do uso consciente, responsável e racional das nossas redes de saneamento”, enfatizou.

Para o secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, essa integração entre os órgãos só fortalece o trabalho de combate às ligações clandestinas de esgoto. “A Sedet já atua intensamente na fiscalização e, agora, com a participação mais efetiva da Casal, as ações serão reforçadas e alcançaremos um resultado mais eficaz”, disse o secretário.

Nessa primeira etapa, as equipes irão atuar nas redes da parte baixa de Maceió, iniciando na Bacia do edifício Pátmos e se estendendo aos locais considerados críticos e propensos a lançamentos de águas sujas nas praias da capital.