Geral

Jovem canadense volta a surpreender e elimina Venus em Auckland

04/01/2019

Em um clássico duelo de gerações, a jovem canadense Bianca Andreescu voltou a surpreender nesta sexta-feira e, desta vez, eliminou a veterana Venus Williams no Torneio de Auckland, na Nova Zelândia. A tenista de apenas 18 anos derrotou a norte-americana de 38 pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (1/7), 6/1 e 6/3, em 2h24min.

Andreescu, 152ª do mundo, já havia surpreendido na rodada anterior ao despachar outra ex-número 1 do mundo, a dinamarquesa Caroline Wozniacki. Como aconteceu naquele jogo, a canadense precisou superar uma gripe para vencer em quadra. Além disso, ela vinha reclamando de dores nas costas nas últimas semanas.

“Eu acredito que tudo é possível e, nesta noite, eu fiz o impossível”, comemorou Andreescu, que veio do qualifying do torneio. “Meu objetivo era apenas entrar na chave principal e, talvez, vencer alguns jogos. Mas agora eu venci jogadores de nível Top. Então, quem sabe? Eu acredito em mim até o fim. Eu lutei muito e realmente gostei do meu desempenho.”

O duelo entre a novata e a veterana foi marcado por dificuldades no saque. Venus cometeu seis duplas faltas, enquanto Andreescu falhou em sete serviços. Irregular no serviço, a ex-líder do ranking (atual 39ª) enfrentou 18 break points: salvou nove e sofreu nove quebras em toda a partida. Já a canadense sofreu cinco quebras em 11 breaks.

Em uma semifinal de nível WTA pela primeira vez na carreira, Andreescu enfrentará na sequência a taiwanesa Su-Wei Hsieh, terceira cabeça de chave. A favorita venceu nesta sexta a espanhola Sara Sorribes Tormo por 6/3 e 6/2.

Outra candidata ao título a entrar em quadra foi a alemã Julia Görges. A segunda cabeça de chave e atual campeã do torneio neozelandês precisou salvar um match point para vencer a canadense Eugenie Bouchard por 3/6, 6/3 e 7/6 (8/6).

A tenista da Alemanha vai enfrentar na semifinal a eslovaca Viktoria Kuzmova, que bateu a norte-americana Amanda Anisimova por 2 a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/4.

Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.