Geral

Ifal Arapiraca oferta 80 vagas em cursos superiores pelo Sisu

04/01/2019
Ifal Arapiraca oferta 80 vagas em cursos superiores pelo Sisu

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, vai ofertar dois cursos superiores gratuitos. Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 vai poder optar pela licenciatura em Letras-Português (vespertino) ou pelo bacharelado em Sistemas de Informação (noturno), pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Os novos cursos estão na lista do Sisu e as inscrições começam no dia 22 de janeiro. O candidato que participou do Enem 2018 e obteve nota na Redação diferente de zero deve acessar o site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) até o dia 25 de janeiro e informar, em ordem de preferência, as opções de vaga, especificando a instituição de ensino, o curso e a modalidade de concorrência.

No campus Arapiraca são ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 20 para a ampla concorrência e outras 20 reservadas para atender à Lei nº 12.711/2012 de cotas. Os cursos possuem quatro anos de duração.

De acordo com o Sisu, o resultado da primeira chamada está previsto para ser divulgado no dia 28 de janeiro.

 

Letras-Português

O curso oferecido pelo Ifal Arapiraca vai ter diferencial entre os da região, pela abordagem pautada na Linguística. Além disso, terá uma identidade específica para as necessidades do Agreste e vai abordar a Literatura de forma diferencial. “A gente ofertará a literatura portuguesa, a brasileira, mas também as literaturas africanas de língua portuguesa e a literatura juvenil”, conta Adriana Nunes, coordenadora da graduação.

Para o mercado de trabalho, foi feita uma pesquisa de viabilidade do curso, que registrou 55 escolas públicas de nível médio e fundamental com necessidade de professores formados na área. Sem considerar escolas privadas e os 20 municípios da região que o Ifal Arapiraca atende.

Sistemas de Informação

O profissional formado no curso vai poder atuar na gestão, desenvolvimento, aplicação e avaliação de Sistemas de Informação em empresas, instituições públicas, privadas e na sociedade em geral, com o objetivo de resolver problemas organizacionais e sociais com o uso da Computação e de suas tecnologias associadas (Tecnologia da Informação).

O curso será único na região e veio para diminuir o deficit de profissionais do setor. O estudo de viabilidade mostra que, de acordo com o Índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD), a estimativa é que o Brasil chegue a 2020 com uma carência de 750 mil profissionais de tecnologia da informação e comunicação.

“A oferta do curso de Sistemas de Informação vem para suprir não só a demanda do mercado por profissionais da área, mas também para preencher uma lacuna de formação superior, pública e de qualidade existente no município de Arapiraca e em cidades vizinhas. Além disso, o curso noturno nos permitirá capacitar alunos que muitas vezes deixam de cursar uma faculdade por incompatibilidade de horário entre as aulas e o trabalho”, explica o coordenador do curso, Társis Marinho.

Ifal Arapiraca

O campus fica localizado na rodovia estadual AL-110, no bairro Senador Arnon de Melo, em Arapiraca. As atividades do Ifal em Arapiraca começaram em 2010, mas a sede da instituição foi inaugurada em outubro de 2018. No quadro, estão os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Informática e Eletroeletrônica e os cursos técnicos subsequentes de Eletroeletrônica e Logística. O campus também oferece turmas de pós-graduação de Ensino das Ciências e Matemática e Linguagem e Práticas Sociais e é polo de cursos à distância, com as graduações em licenciatura de Ciências Biológicas e Letras/Português.