Alagoas

Arsal apresenta relatório de atividades desenvolvidas pela Gerência de Gás Canalizado em 2018

30/01/2019

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) está disponibilizando em seu site: www.arsal.al.gov.br o Relatório Anual das atividades realizadas pela Gerência de Regulação de Gás Canalizado no exercício de 2018.

O Relatório apresenta com detalhes as informações de todas as fiscalizações realizadas pelos técnicos da Gerência, como também as determinações instituídas pela Arsal a fim de regularizar as não conformidades em procedimentos realizados pela Gás de Alagoas S.A – Algás.

A atuação da Agência na fiscalização contribui para a evolução dos indicadores de desempenho e consequentemente a melhoria dos serviços prestados aos usuários. “Nosso principal foco é zelar para que o serviço de distribuição de gás canalizado seja prestado dentro dos padrões de qualidade, regularidade e segurança”, contou Clara Alves, gerente de Gás Canalizado da Arsal.

Durante as inspeções nas unidades consumidoras são avaliados, entre outros pontos, a eficiência do atendimento da concessionária Algás, às solicitações dos usuários e o funcionamento dos medidores instalados.

Também foram inspecionados os serviços de construção, montagem de ramais e redes de distribuição, ao todo, somam cerca de 14.800 metros de extensão. Já as obras de construção da duplicação do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro, foram 5.431 metros vistoriados pela equipe da Gerência de Gás.

Em Arapiraca, a gerência acompanhou a finalização das atividades de implantação do projeto Penedo-Arapiraca com a montagem de estações de gás natural no município.

Os técnicos fiscalizaram ainda as manutenções preventivas executaras em 59 estações de gás natural além de auditorias diárias em análises laboratoriais para controle do odorante injetado no gás comercializado.

Para o presidente da Agência, Lailson Gomes, o trabalho que a Gerência vem realizando é de suma importância para o Estado e principalmente para a população usuário. “É através dessas fiscalizações e acompanhamentos que detectamos algumas não conformidades, e a partir daí tratamos com a concessionária. O relatório traz uma síntese dos procedimentos utilizados para o monitoramento da segurança e da qualidade do fornecimento de gás natural canalizado e do atendimento comercial da Algás e relaciona as não conformidades constatadas, recomendações e determinações da Agência Reguladora para correções imediatas das falhas identificadas”, frisou o presidente.

O gás natural esta presente em nove municípios alagoanos (Maceió, Arapiraca, Atalaia, Pilar, Santa Luzia do Norte, Satuba, Penedo, Rio Largo e Marechal Deodoro), o sistema de distribuição de gás canalizado da Algás atende 9.846 usuários, sendo 9.141 residenciais, 633 estabelecimentos comerciais, 6 cogeração (utilização do gás para geração de energia elétrica), 37 indústrias e 29 postos automotivos de GNV.