Geral

Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com locação de imóveis para Réveillon e férias

26/12/2018

O período de festas de fim de ano e a chegada do verão ampliam consideravelmente a os aluguéis de imóveis para o período. Para assegurar que os locatários não tenham surpresas desagradáveis, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) dá dicas de segurança que devem ser observadas antes de fechar o negócio.

Segundo o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, é importante observar o estado do imóvel, assim como dos móveis, caso estejam incluídos. “As condições de higiene precisam ser verificadas antecipadamente para que a saúde das pessoas que ocuparão o imóvel não seja prejudicada”, explicou.

Em caso de contratos feitos através da internet, o gerente destacou que é sempre interessante tomar referências do proprietário. “Quando não é possível observar o imóvel pessoalmente, é importante conhecer outras pessoas que já negociaram com o proprietário e saber como está o imóvel”, aconselhou.

A quantidade de mosquitos no local deve ser observada. “Deve-se sempre levar repelentes de insetos, como precaução a esse problema, evitando a dengue, zika e chikungunya”, ressaltou Paulo Bezerra.

Caso o imóvel esteja desocupado há muito tempo, aparelhos como o fogão devem ser conferidos para atestar a segurança. “Fogões, geladeiras e instalações de água e energia devem ser vistoriadas para assegurar a segurança de todos”, alertou.

Bezerra lembrou que, observando esses cuidados, será possível aproveitar as férias tranquilamente. “Nem sempre é possível verificar pessoalmente as condições do imóvel a ser alugado, mas é importante locar por meio de um site confiável, caso seja através da internet, ou através de uma imobiliária com credibilidade no mercado”, salientou.