Geral

Hemoal promove campanha de doação de sangue para reforçar o estoque no Natal

21/12/2018
Hemoal promove campanha de doação de sangue para reforçar o estoque no Natal

A-me, Ab+race, Do+e e Celeb-re. Com essa temática, que enfatiza as tipagens sanguíneas e os principais sentimentos aflorados durante as festas de fim de ano, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió, promove mais uma campanha de doação de sangue. A ação, que vai contemplar o voluntário com uma camisa que mostra o seu tipo sanguíneo, irá acontecer nesta sexta-feira (21), das 7h às 18h; no sábado (22), das 8h às 17h; e na segunda-feira (24), das 8h às 12h.

Por meio desta ação, a Gerência do Hemoal tem como propósito formar um estoque estratégico de sangue, cujo objetivo é atender as transfusões nos hospitais e maternidades durante o feriado de Natal. No período das festas de fim de ano, o número de doações de sangue cai 40%, enquanto a necessidade de transfusões triplica, segundo aponta o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue, com base no histórico de anos anteriores.

Para se ter ideia da carência de sangue, nesta quinta-feira (20) as tipagens O negativa e positiva, além da B Negativa, são as mais críticas e precisam ser repostas para o feriadão do Natal. “Esta campanha visa reforçar no imaginário do povo alagoano que precisamos incluir a doação voluntária de sangue no cotidiano, porque representa um gesto nobre, que salva até quatro vidas”, salienta a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Critérios para doação

Para se candidatar à doação de sangue, devem ser observados alguns critérios, segundo a gerente do Hemoal. Além de ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, é necessário estar acompanhado dos pais, caso seja menor de 18 anos.

O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. “É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça alimentado. E quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informa Verônica Guedes.

Inovação

Além da campanha de doação de sangue, o Hemoal lançou mais uma inovação para captar novos doadores. A partir de agora, quem passa pelo Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro Farol, em Maceió, se depara com um mega totem de LED que informa os tipos de sangue com estoque crítico, visando sensibilizar mais voluntários a comparecer ao hemocentro e realizar a doação de sangue.