Geral

Grupo de Trabalho do Futebol visita instalações do Rei Pelé para sugerir melhorias

14/12/2018
Grupo de Trabalho do Futebol visita instalações do Rei Pelé para sugerir melhorias

O Grupo de Trabalho para o Estudo e Desenvolvimento do Futebol Alagoano, instituído em decreto pelo governador Renan Filho, fez nesta quinta-feira (13) uma visita às instalações do Estádio Rei Pelé. Os componentes vistoriaram algumas áreas do estádio, para traçar as melhorias e adequações necessárias para que a maior praça esportiva de Alagoas esteja apta ao uso durante as competições nacionais que os clubes alagoanos participarão em 2019 – as séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Outro objetivo do grupo é cumprir as diretrizes estabelecidas pelo regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Essa visita é uma etapa importante do processo, porque estamos formatando um relatório que nos indicará duas coisas fundamentais para essas melhorias: a primeira é dotar o Rei Pelé dos melhores equipamentos no quesito segurança, quer seja para o torcedor, os atletas e para o trabalho da imprensa. Outro ponto fundamental é que viemos aqui para ouvir algumas demandas daqueles que vivem o dia dia do estádio”, destacou o presidente do Grupo de Trabalho, secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão.

O secretário informou que o grupo tem até 31 de dezembro deste ano para apresentar um relatório completo das demandas ao governador Renan Filho. Além do Gabinete Civil, estiveram na visita os componentes do Grupo de Trabalho que representam a Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (Selaj), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e os clubes alagoanos.

Melhorias

Entre as melhorias previstas, além da manutenção do gramado, haverá ajustes no acesso dos cadeirantes e dos torcedores e no acesso aos elevadores, pintura e sinalização dos estacionamentos, além de um novo placar eletrônico, uma das exigências da CBF.

“Os trabalhos de manutenção no Estádio Rei Pelé são feitos durante todo o ano. O Grupo de Trabalho criado pelo governador amplia o alcance e os esforços para melhorias no estádio. Até o dia 31 de dezembro entregaremos um relatório com todas as avaliações necessárias para termos uma praça esportiva no nível das competições que vamos receber”, completou a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba

Acervo

Acompanhado da secretária Cláudia Petuba e dos outros membros do Grupo de Trabalho, Adrualdo Catão vistoriou os serviços que já estão sendo executados no gramado do Rei Pelé, além de conhecer o vasto acervo do Museu do Esporte Edvaldo Alves Santa Rosa, coordenado pelo jornalista e historiador Lauthenay Perdigão.

“É um acervo impressionante”, destacou o secretário, ao observar dezenas de fotos de personagens que marcaram a história do Rei Pelé, camisa de clubes e a maquete de uma das reformas do estádio, além da camisa 10 do Santos, usada pelo jogador que dá nome ao campo de futebol, Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé”, no dia da inauguração, em dia 25 de outubro de 1970.

Grupo de trabalho e decreto

O Grupo de Trabalho tem como componentes, além de Adrualdo Catão, o superintendente do Estádio Rei Pelé, Thiago Bonfim; o secretário executivo de Esportes, Lazer e Juventude, Charles Hebert; o superintendente de Projetos Especiais da Seinfra, Teógenes Café; e o representante da Federação Alagoana de Futebol e dos clubes, Hugo Leahy.

O decreto que instituiu o Grupo de Trabalho para o Estudo e Desenvolvimento do Futebol Alagoano é o de número 61.694 e foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 28 de novembro, considerando o momento que passa o futebol alagoano, com a presença de seus clubes em competições nacionais e a necessidade de melhorias e adequações nas estruturas utilizadas, em específico o Estádio Rei Pelé. Assim, será cumprido o regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol e se espera que o estádio receba jogos das competições nacionais, inclusive da Série A.