Geral

Exatas, Humanas e Destaques: emoção marca cerimônia de homenagem a alunos medalhistas

21/12/2018
Exatas, Humanas e Destaques: emoção marca cerimônia de homenagem a alunos medalhistas

Neste final de ano do campus Palmeira mais um momento histórico vivenciado pelos alunos da instituição. Foi realizado na manhã de ontem, 19, o evento “Exatas, Humanas e Destaques”, que tem como intuito homenagear os alunos premiados nas diversas olimpíadas de conhecimento espalhadas pelo país e também revelar os discentes destaques em sala de aula.

A satisfação era nítida através das dezenas de sorrisos estampados dos meninos e meninas, que compareceram ao auditório do campus. História, Geografia, Matemática, Física… todas as disciplinas foram lembradas, afinal em todas elas houve premiação, seja com medalha ou menção honrosa. A cerimônia, conduzida pelo professor de Biologia, Ricardo Lima, contou com a participação também de professores e técnicos administrativos da unidade.

Diretora-geral do campus, a professora Ana Quitéria Menezes lembrou a importância da unificação desta solenidade e ressaltou que este é fruto de um trabalho conjunto desenvolvido por toda a comunidade acadêmica.

Esta é a culminância de todo um trabalho desenvolvido este ano. Resultado de todas as ações realizadas pelos nossos professores que tiveram muita força de vontade para conquistar a adesão dos alunos para que concorressem nas olimpíadas do conhecimento. Ficamos felizes em participar de um momento como esse, em que os discentes são as estrelas – maior marca do nosso campus”, diz Ana.

Vídeos motivacionais, premiações, sorteio de brindes, apresentação musical do coral cênico Trupe Sonora e muita emoção marcaram a programação do evento, que tem como um outro objetivo estimular que alunos sintam-se motivados a participar destas competições.

Reconhecimento

Sem dúvidas, as palavras que definem o “Exatas, Humanas e Destaques” são reconhecimento e valorização. Aluno destaque do 1º ano de Eletrotécnica, Reginaldo Viana, conta que para ele responsabilidade e competência resumem bem os atributos para ser um bom aluno em sala. “É algo que devemos ter durante todo o ano. Esse prêmio é muito gratificante, por isso queria agradecer aos professores pela escolha. Gosto de participar de projetos do campus como o Grupo de Estudo em Políticas Internacionais (GEPI) e Negritude em Foco, e acho que isso faz a diferença”, relata.

Medalhista de prata na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), Weverton Leite afirma que se sente feliz em perceber que todos os esforços não foram em vão: “Nos empenhamos muito. Estudamos, buscamos entender sobre o lançamento de foguetes, assistimos a muitos vídeos e ano que vem esperamos bater o recorde do campus e ser medalhista de ouro”, idealiza o aluno de Eletrotécnica.

A área de Humanas também esteve bem representada na cerimônia, afinal, este ano, a equipe “Lampiões e Maria” saiu nordeste, rumo ao sudeste, mais precisamente até a cidade de Campinas-SP para participar da 10ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Beatriz Ferreira é uma das integrantes do grupo e foi premiada na manhã de ontem, 19.

Decidi que passaria em uma olimpíada este ano e foquei em Humanas. Foi incrível participar da ONHB. Cada momento lá vivido foi importante: ter contato com outros professores, alunos. Fico muito feliz com o resultado”, afirma a discente de Informática.

Gratidão

As homenagens não foram destinadas somente aos alunos, mas também a dois docentes que contribuíram para o engradecimento e fortalecimento da instituição: Benícia Pereira (Biologia) e José Ivan Freitas (da disciplina de Matemática e que não pôde comparecer à solenidade por motivos de saúde). Ambos deixam o campus em 2018 pois se aposentarão. Em sua fala de agradecimento, Benícia lembrou um pouco dos seus 25 anos no campus.

Foram 25 anos de estrada de lutas e conquistas. É importante que a gente passe por esse processo sabendo que cumprimos com o nosso papel e hoje eu sinto isso. Agradeço a Deus e aos colegas de batalha. Para os alunos, peço que estudem. O tempo passa rápido demais e o conhecimento é fundamental para se ter um futuro brilhante”, disse a docente, em tom emocionado.