Alagoas

Estado homenageia servidores públicos de destaque no ano de 2018

06/12/2018
Estado homenageia servidores públicos de destaque no ano de 2018
Na noite de quarta-feira (5), a Associação Comercial de Maceió foi palco para a emoção em um dos eventos mais esperados do ano no funcionalismo alagoano. O prédio histórico, no bairro do Jaraguá, abriu suas portas para a outorga da Medalha Silvio Vianna, entregue aos dez servidores considerados exemplos a serem seguidos no serviço público de Alagoas no ano de 2018.
 
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a solenidade é um marco da administração pública e simboliza o reconhecimento pelo trabalho dos servidores que, com muita dedicação, conferem cada vez mais qualidade na prestação dos serviços à população.
 
A honraria, na ocasião, foi entregue pelas mãos do secretário da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e representante do governador Renan Filho, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, e pelo anfitrião da noite, o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.
 
“Este é um momento muito especial para todos nós. É gratificante poder conhecer e valorizar o trabalho de pessoas que carregam em si a essência do servidor público e se dedicam com amor a esse ofício. O serviço público é, acima de tudo, sobre pensar além e buscar, sempre, o melhor para o nosso Estado. Não temos dúvidas de que as pessoas que estão aqui hoje para receber a Medalha Silvio Vianna são símbolo desse empenho e servem de exemplo aos mais de 70 mil servidores da nossa casa”, afirmou o secretário Fabrício Marques Santos.
 
Em sua 11ª edição, o evento não poderia deixar de lembrar a história de dedicação do servidor público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que dá nome à honraria e deixou seu legado no funcionalismo alagoano: o tributarista Silvio Carlos Luna Vianna.
 
“Silvio herdou dos nossos pais todos os princípios que regem a Medalha, ele sempre trabalhou em prol da população e exerceu grande liderança por onde passou. Viveu intensamente cada minuto e celebrava todos os momentos. Nós, com certeza, perdemos um grande funcionário público, mas hoje temos mais dez pessoas participando do legado que ele deixou e, enquanto família, não poderíamos estar mais orgulhosos”, pontuou Simone Vianna, irmã de Silvio, durante a solenidade.
 
Reconhecimento
 
Instituída em 2008, pelo Decreto nº 3.986 de 2008, a medalha é destinada a agraciar os servidores públicos ativos do quadro permanente de cargos do serviço civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas. A honraria reconhece o empenho dos servidores que se destacaram pelo zelo, dedicação e pela presteza em suas áreas de atuação e nas causas de interesse público.
 
“Não existem palavras para expressar toda a felicidade que eu estou sentindo, nada paga, não existe preço para o reconhecimento do nosso trabalho. Eu gostaria muito de dividir esse prêmio com todos os meus colegas do Centro de Belas Artes, que há 35 anos vem nos tornando seres humanos melhores, transformando sonhos em realidade e nos conectando com o sagrado”, afirmou a professora Maria do Socorro Lamenha, servidora da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e uma das dez agraciadas no evento.
 
Dentre os órgãos e secretarias do Executivo que foram premiados na solenidade, a Secretaria da Educação (Seduc) foi uma das grandes contempladas nesta edição, com quatro medalhistas na outorga. Um deles, o professor Gilmar de Oliveira, aproveitou o momento para destacar a importância de sua mãe em sua trajetória de ensino. “Ela fez nascer em mim a paixão pela Educação e pela língua portuguesa”, contou o medalhista.
 
Nesta edição, os servidores agraciados com a Medalha Silvio Vianna foram: Afrânio Farias de Menezes (IMA), Rita Maria dos Santos Vilela (Hemoal) (Sesau), Andréa Rodrigues de Melo (Seris), Marcelo José Casado de Oliveira (Instituto de Identificação), Maria do Socorro Sampaio Lamenha (Secult), Terezinha de Barros Cardeal (Uncisal), Mirlene Kelly Ferro da Silva Lima (Seduc), Andréia Marques Vilarins (Seduc), Gilmar de Oliveira Silva (Seduc) e José Claudevan Alves Almeida (Seduc).