Geral

Doação de terreno para Ufal será apreciada pela Câmara de Arapiraca

05/12/2018
Doação de terreno para Ufal será apreciada pela Câmara de Arapiraca

Gestores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram recepcionados em audiência no gabinete do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, para tratar sobre a doação do terreno da antiga penitenciária para o prédio do Eixo Saúde da Ufal Campus Arapiraca. Estiveram na comitiva, no último dia 29 de novembro, o vice-reitor José Vieira; os diretores do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti e Arnaldo Cunha Júnior; a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque; e o superintendente de Infraestrutura Dilson Batista.

Agora, no terreno que funcionava a penitenciária da cidade, é concluída a construção de um prédio para as atividades dos cursos de saúde da Ufal Arapiraca, o Eixo Saúde. Na ocasião, o prefeito frisou seu comprometimento com a expansão e interiorização do ensino superior em Alagoas, principalmente para o município de Arapiraca. “Este é um momento muito importante para todos nós, fico feliz em poder firmar a doação do espaço para a universidade, pois através dela produzimos conhecimento, e o conhecimento é a verdadeira independência”, comemora o prefeito.

Os trabalhos necessários para o trâmite da doação do terreno estão sendo encaminhados à câmara de vereadores de Arapiraca para que o processo seja votado na próxima segunda-feira (10) e a doação seja efetivada para o campus. Por meio deste registro, a Ufal poderá obter uma série de licenças que possibilitará não só o funcionamento do prédio, como também a obtenção de recursos e financiamentos de projetos, expandindo ainda mais a Universidade.

O Eixo Saúde contempla setores administrativos, salas de tutoria, laboratórios, miniauditório e espaço de convivência. Além disso, o prédio é arquitetonicamente acessível, com rampa e elevador. O projeto também foi pensado com isolamento acústico em alguns setores e exaustores para a renovação de ar em laboratórios anatômicos e biotérios.