Geral

Alerta vermelho: Pestalozzi realiza palestra sobre Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis

05/12/2018
Alerta vermelho: Pestalozzi realiza palestra sobre Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis

A sala de espera da Associação Pestalozzi de Arapiraca foi cenário hoje, 4, de um bate papo importante. O Dezembro Vermelho, como é chamado o mês dedicado a prevenção e cuidados com a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, teve programação especial.

Com a presença da coordenadora municipal do programa IST/HIV/AIDAS e Hepatites Virais do município, Daniele França, a conversa contou com a participação de usuários, familiares, funcionários e convidados.

“Foi um momento muito rico, com a oportunidade de tirarem dúvidas, sobretudo para as formas de prevenção”, comentou a gerente da instituição, Fabiana Cavalcante.

AIDS

A AIDS é uma doença séria e afeta todo o mundo. Por isso, disseminar informações sobre a doença e sua forma de prevenção é muito importante. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil é referência internacional no tratamento de AIDS, disponibilizando ao cidadão o coquetel de medicamentos, bem como o acesso gratuito a testagem de sorologia e ao preservativo (camisinha).

O dia 1º de dezembro foi definido como o Dia Internacional da Luta Contra a AIDS, em 1987, quando o Dezembro Vermelho foi definido pela Assembleia Mundial de Saúde e a Organização das Nações Unidas (ONU). O símbolo dessa campanha é uma fita vermelha cruzada por remeter a cor do sangue e da paixão pela vida, o que também remete à forma como a AIDS é transmitida: pelo sangue.