Alagoas

Uncisal discute ampliação de estágios com organização que administra Hospital Ib Gatto Falcão

27/11/2018
Uncisal discute ampliação de estágios com organização que administra Hospital Ib Gatto Falcão

A ampliação da oferta de vagas de estágio para estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi tema de uma reunião, nesta terça-feira (27), entre o grupo gestor da Uncisal e o representante da Organização Social (OS) que administra o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, e as unidades de pronto atendimento de Maceió.

No encontro, o reitor Henrique de Oliveira Costa apresentou a demanda de estágio da universidade a Thiago Sobreiro, representante da OS. Costa lembrou a carência de vagas em unidades hospitalares do estado e ressaltou a capacidade técnica e o compromisso dos profissionais que estão em formação pela Uncisal com a saúde pública.

Além do reitor, participaram do encontro a pró-reitora de Ensino e Graduação (Proeg), Cristiane Martins; o coordenador do curso de Medicina da Uncisal, Alberto Sandes; a assessora de Governança, Svetlana Barros; e assessores técnicos.

A proposta é que tanto o Hospital Ib Gatto Falcão quanto as UPAS do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes abram espaço de estágio para profissionais em formação, principalmente em áreas com baixa oferta de vagas. De acordo com Costa, a parceria está em fase de discussão e será analisada pelos diversos setores que compõem a universidade antes de concretizada.

“Nós estamos lidando com uma empresa com compromisso social. Entendendo isso, a empresa faz parcerias com universidades, preferencialmente públicas. Para a gente, é muito importante. Abre espaço para áreas que temos carência, como obstetrícia de risco habitual e cirurgias. Mas, não há ainda uma parceria consolidada. Vamos estudar a proposta e avaliar os ganhos para a nossa universidade”, frisou o reitor.

Conforme Henrique de Oliveira Costa, uma visita técnica está agendada para o começo de dezembro, para que as unidades sejam conhecidas. “Nós ficamos bastante satisfeitos com esse primeiro encontro e vamos nos aprofundar na questão para buscar assegurar qualidade a formação dos nossos estudantes”, finalizou.