Geral

Quartas Eruditas encerra temporada de 2018 com repertório natalino

26/11/2018
Quartas Eruditas encerra temporada de 2018 com repertório natalino

O projeto Quartas Eruditas se despede de mais uma temporada na sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió. O concerto da Camerata Ero Dictus encerra as atividades de 2018 nesta quarta-feira (28), às 15h, com entrada gratuita. São esperadas 300 pessoas, entre alunos de escolas públicas e integrantes de instituições sociais, que fizeram agendamento para assistir ao concerto.

Com regência e direção artística do maestro Max Carvalho, coordenação vocal de Douglas Nascimento e instrumental de Elieser Cassimiro, a camerata traz no repertório Ladies in lavender – Nigel Hess; Pie Jesu – Gabriel Fauré; Alles was ihr tut!  – Dietrich Buxtehude; Ave Maria – Jacob Arcadelt; Cantate Domino – G. F. Handel; Noite Feliz!  – Franz Grüber; e Natal Nordestino – Eliezer Setton.

O concerto terá participações especiais dos músicos do Instituto Avivah, de Marechal Deodoro, e do Projeto Tocante, de Maragogi. Esta é a nona apresentação do projeto Quartas Eruditas em 2018, realizado por meio de uma parceria entre o Instituto de Cultura Ero Dictus e a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal.

“O que dizer de um projeto em que participaram, nesses últimos quatro anos, aproximadamente sete mil crianças e adolescentes de escolas públicas de Alagoas e grupos da terceira idade, além de crianças especiais? Todos nós dirigentes,  colaboradores,  maestro, músicos (cantores e instrumentistas) nos sentimos muito gratificados por participar dessa fantástica experiência cultural. O projeto Quartas Eruditas  tem contribuído fortemente com a descoberta de jovens valores musicais, com a formação de plateia e a difusão e desmistificação da música de concerto. Nosso repertório viajou pelos meandros da música clássica, desde a época renascentista,  barroca, passando também pela música de concerto regional e local”, contou o presidente do Instituto de Cultura Ero Dictus, professor Benedito Pontes.                       

Para a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf, o projeto Quartas Eruditas vem cumprindo o seu papel e se consolidou no calendário de escolas e instituições sociais de Alagoas. “Tivemos, ao longo de 2018, concertos didáticos sempre com a sala repleta de alunos da rede pública de ensino, além de crianças, adolescentes, jovens e idosos atendidos por instituições, a exemplo dos CRAS, e marcados pela efetiva participação do público. É gratificante poder contribuir com a educação e cultura do público e ainda com a formação de plateia e propagação da música de concerto. Agrademos a todos os parceiros neste projeto e, especialmente, ao público que esteve presente durante os quatro anos de duração do projeto”, conclui Sheila Maluf.

Serviço:

Projeto Quartas Eruditas – Concerto da Camerata Ero Dictus.

Quando – Quarta-feira (28), às 15h.

Local – Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

A entrada é gratuita.