Geral

Palmeira ganha seu “quinto bispo”: Dom Genival França

01/11/2018
Palmeira ganha seu “quinto bispo”: Dom Genival França

Dom Genival Saraiva de França (reprodução TV)

A Diocese de Palmeira dos Índios ganha seu quinto “bispo com a nomeação de Dom Genival Saraiva de França, 80 anos, paraibano da cidade Alcantil, Bispo emérito de Palmares e que passa a ter novamente as faculdades e obrigações  de um Bispo de Direito e o novo administrador da Diocese.

A nomeação ocorreu no último dia 28 de outubro pelo papa Francisco através de Decreto da Congregação de Bispos. O comunicado veio a público na manhã desta quinta-feira, 1, após o comunicado oficial da diocese de Palmeira.

Histórico

De uma família muito católica do interior da Paraíba, logo cedo foi para a capital João Pessoa, no início da década de 1950. Em 1958, ouvindo o chamado do Senhor, entra para o Seminário Arquidiocesano da Paraíba, onde conclui seus estudos da Filosofia, em 1960.

Em 1961, viaja para longe de sua terra natal, e vai para o Sul do país, em Viamão, no Rio Grande do Sul, onde conclui a Teologia, em 1964, no Seminário da Imaculada Conceição.

Em 1° de janeiro de 1965 é ordenado presbítero, em Campina Grande, sua diocese de origem.

Naquele tempo, a grande maioria dos sacerdotes e seminaristas não tinham o seu curso reconhecido pelo MEC, pois eram organizados pelos seminários diocesanos ou de ordens e congregações religiosas.

Seu interesse pelos estudos é tamanha, que em 1971 reconhece o curso de Filosofia pela UNICAP, em Recife.

Vai para Roma, em 1974, e cursa o Mestrado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana, concluindo em 1981.

É professor universitário aposentado por duas grandes instituições de ensino do Nordeste e Brasil, a saber: Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba.

Teve ainda passagem em cargo político, como Secretário de Educação Municipal de Campina Grande.

Com a renúncia canônica de Dom Acácio Rodrigues Alves, em 12 de julho de 2000, fora nomeado bispo para a Diocese de Palmares, por Sua Santidade, o Papa João Paulo II.

É sagrado bispo em 23 de setembro de 2000, em Campina Grande, e toma a 28 de outubro de 2000, na Catedral Nossa Senhora da Conceição dos Montes, em Palmares. Ficou por 13 anos como pastor da Igreja Particular de Palmares, até o dia 19 de março de 2014, onde fora acolhida a sua renúncia canônica por Sua Santidade, o Papa Francisco, e nomeação de seu sucessor, Dom Henrique Soares da Costa.

No dia 9 de maio de 2011 foi eleito durante a 49ª Assembleia do Episcopado Brasileiro em Aparecida do Norte entre os bispos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, presidente do Regional Nordeste-2 da CNBB, mandato que teve o seu término em 2015.

De janeiro a junho de 2016 foi Vigário-Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, e Administrador Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Casa Forte, em Recife.

No dia 6 de julho de 2016, o Papa Francisco o nomeou Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, assumindo no lugar de Dom Aldo de Cillo Pagotto que renunciou por motivos de saúde.

Dom Dulcenio Matos que deixou a Diocese de Palmeira em 2017 escreveu uma mensagem para Genival Franca que assume seu lugar temporariamente.

“Ao tomar conhecimento da nomeação de Dom Genival para, interinamente, administrar a Igreja particular de Palmeira dos Índios, de imediato, entreguei-o à intercessão de Nossa Senhora do Amparo, boa e solícita Mãe, que, ao longo de onze anos, sustentou o meu pastoreio em vosso meio. Creio que a Virgem Santíssima não vos desassistirá neste momento tão especial para a vida da Esposa de Cristo, presente nos agreste e sertão alagoanos.
Ponho-me, queridos irmãos, em comunhão de fé e de fraternidade convosco, sempre torcendo para que a vontade de Deus perpasse pela fidelidade do nosso ‘sim’, assentimento que contribui, grandemente, para o desenvolvimento da amada “Vinha do Senhor”, Seu Corpo Místico”.

Cargos na Igreja

Pároco da Paróquia N. Sra. do Rosário;
Coordenador Pastoral da Diocese de Campina Grande;
Vigário-Geral da Diocese de Campina Grande;
Professor da Rede Estadual de Ensino;
Professor da Universidade Estadual da Paraíba;
Professor da Universidade Federal da Paraíba.
Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba.