Geral

Operação contra tráfico de drogas próximo a escolas detém 455 pessoas

13/11/2018

Uma operação do Ministério da Segurança Pública e da Polícia Civil prendeu 370 pessoas, entre elas 137 em flagrante, e apreendeu 85 adolescentes nesta terça-feira, 13, em uma ação para coibir o tráfico de drogas nas proximidades e no interior de 51 escolas públicas e privadas do País. A polícia apreendeu ainda R$ 95 mil, 184 armas, 23 veículos, além de aparelhos eletrônicos.

Policiais cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão nos 26 Estados e no Distrito Federal. Em conjunto com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, a Operação Anjos da Lei foi realizada nas proximidades (até 400 metros) de escolas públicas e privadas.

Esta é a 4ª operação nacional realizada desde maio pela Polícia Civil. A primeira operação foi a Luz da Infância no combate a pedofilia com 251 prisões. Em agosto, houve a Operação Cronos, com 3,3 mil prisões. E a última operação foi a Midas, em setembro, com enfoque no combate ao crime patrimonial de roubo e latrocínio, e teve mais de 4 mil prisões e apreensões em todo o País.

Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o objetivo é evitar que os jovens sejam capturados pelo tráfico. A operação leva ao conhecimento das escolas para coibir a presença de traficantes no seu entorno. “Nós sabemos que, infelizmente, o tráfico ronda as nossas escolas, ronda os estudantes e busca sobretudo desde idade tenra levar jovens e estudantes a usarem drogas”, disse Jungmann.

Em São Paulo, participaram cerca de mil policiais dos dez Departamentos do Interior (Deinter), além do Departamento da Grande SP (Demacro) e da Capital (Decap). Em Jundiaí, na região de Campinas, aproximadamente quatro mil pinos de crack foram apreendidos à cerca de 100 metros de duas escolas. Um homem foi preso em flagrante pelo crime.

“Estamos engajados plenamente. Entendemos a profundidade, extensão e o valor social dessa operação, que já rendeu, apenas no Estado, 29 flagrantes até o momento”, destacou o delegado-geral da polícia paulista”, Paulo Bicudo.

Autor: Ana Paula Niederauer
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.