Geral

Leia Mulheres da Uneal participará da programação da Feira Literária de Arapiraca

12/11/2018
Leia Mulheres da Uneal participará da programação da Feira Literária de Arapiraca

O clube de leitura Leia Mulheres estará presente na Feira Literária de Arapiraca (Fliara), de 15 a 18 de novembro, na Praça Luiz Pereira Lima. Comandado por três estudantes do curso de letras da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Laura Emília Araújo, Beatriz Rodrigues e Caroline Linhares, a iniciativa visa estimular a leitura de obras de escritoras, com o propósito de facilitar o acesso e dar visibilidade a publicações de autoras locais, nacionais e internacionais.

Para a Fliara, as mediadoras afirmam que o público vai encontrar uma exposição com a vida e obras de escritoras, bem como as atividades desenvolvidas pelo Leia Mulheres na cidade. “A Fliara será uma plataforma para a gente divulgar o nosso trabalho e que as pessoas nos conheçam e, quem sabe, possam participar do clube de leitura. ‘A ideia é que mais pessoas estejam lendo”, frisou a mediadora Laura Emília Araújo.

Em Arapiraca, o Leia Mulheres atua desde 2017, com reuniões mensais, no penúltimo sábado do mês, no Campus I da Uneal. O movimento, entretanto, surgiu em 2014, a partir da hashtag criada pela escritora inglesa Joanna Walsh, #readwomen2014 (#leiamulheres2014) cuja proposta era, em síntese, ler mais obras produzidas por mulheres. Em 2015, surgiu o primeiro clube de leitura em São Paulo, e rapidamente a ideia se espalhou para outros Estados.

 

Objeto de pesquisa científica

O clube de leitura Leia Mulheres se transformou ainda em objeto de pesquisa científica na Universidade. O fenômeno é estudado no projeto “Leia Mulheres no Estado de Alagoas: Literatura e uso das tecnologias para divulgação da autoria feminina”, sob a orientação da professora Joyce Rodrigues da Silva Magalhães.

Confira mais informações sobre a Fliara em: http://web.arapiraca.al.gov.br/tag/fliara/