Alagoas

Iteral busca melhorias nas estradas vicinais de assentamentos

06/11/2018
Iteral busca melhorias nas estradas vicinais de assentamentos

O Estado de Alagoas atualmente possui cerca de 1.700 famílias beneficiadas no Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), que recebem o acompanhamento do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

Com o intuito de garantir a qualidade de vida da população da zona rural e ampliar o escoamento da produção da agricultura familiar, o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, tem realizado a intermediação junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) para viabilizar a melhoria no acesso do Povoado Mutirão até o Assentamento Santa Quitéria.

O piçarramento com 14km de extensão no município de União dos Palmares, na região Serrana dos Quilombos, contribuirá para o nivelamento das estradas vicinais e beneficiará cerca de 380 famílias distribuídas nos assentamentos Santa Quitéria, Santa Ana, Santa Bárbara e o povoado Cajá.

Essa região é uma das mais ricas na produção agrícola, e o Governo tem a preocupação de investir na agricultura familiar. O Governador Renan Filho já disponibilizou 240km de melhorias nas estradas vicinais, e a partir de janeiro esse trabalho será intensificado. Com estradas de qualidade, só temos a contribuir para o fortalecimento da economia local”, destacou Jaime Silva.

A solicitação partiu dos agricultores familiares vinculados à Associação dos Trabalhadores Rurais do Sítio Santa Quitéria, antiga Fazenda Jaqueira, na zona rural do município de União dos Palmares; que estiveram no Iteral acompanhados do secretário de infraestrutura Júnior Menezes.

O Presidente da Associação, Ademilson da Silva, destacou que unidade produtiva do PNCF tem 15 anos de fundação, fica distante 8km da cidade, e possui 23 famílias que moram no local, que antes precisavam andar de 500m a 2km para buscar água e transportar em baldes até as suas residências. No entanto, em 2017, foram contemplados com a recuperação de nascentes contribuindo para o consumo humano e o início do projeto de irrigação. “Com a melhoria no acesso será de vital importância, porque vai facilitar o transporte da nossa mercadoria, que é mais as bananas, laranjas e macaxeira até as feiras, e também, no deslocamento das crianças até à escola”, destacou.