terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Notícias

In:

Em relatório, AIE avalia que oferta global de petróleo tem superado a demanda

Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita estão produzindo petróleo em níveis recordes, situação que tem levado a oferta global a superar significativamente a demanda pela commodity, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

Em relatório divulgado nesta quarta-feira, a AIE avalia que os três maiores produtores estão impulsionando a oferta global, que atingiu cerca de 100,7 milhões de barris por dia (bpd) em outubro, resultado 2,6 milhões de bpd acima do volume de um ano antes.

Desde maio, a produção global de petróleo cresceu em torno de 1,8 milhão de bpd, sendo que os EUA contribuíram com 1 milhão de bpd, a Arábia Saudita, com 620 mil bpd, e a Rússia, com 445 mil bpd, estimou a agência.

A AIE, organização com sede em Paris que presta consultoria a governos e empresas sobre tendências de energia, ressaltou que esses ganhos mais do que compensaram as quedas na produção do Irã, advindas de sanções restabelecidas pelos EUA, e problemas na oferta da Venezuela.

No mês passado, a produção saudita cresceu para 10,65 milhões de bpd, enquanto a da Rússia saltou para 10,4 milhões de bpd, de acordo com o documento. A AIE também cita dados preliminares mostrando que houve forte aumento na produção dos EUA, avançando para algo em torno de 11,6 milhões de bpd no começo de novembro. Com isso, os EUA solidificam sua posição de maior produtor mundial, à frente da Rússia e da Arábia Saudita.

Em relatório anual divulgado ontem, a AIE previu que o implacável crescimento da indústria de óleo de xisto dos EUA deve levar o país a saltar ainda mais diante, respondendo por cerca de 75% do aumento na oferta de petróleo até 2025.

No documento desta quarta, a AIE manteve inalteradas suas projeções para o avanço da demanda por petróleo em 2018 e 2019, em 1,3 milhão de bpd e 1,4 milhão de bpd, respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com