Geral

Três filmes alagoanos são selecionados para mostra intercontinental no Ceará

30/10/2018
Três filmes alagoanos são selecionados para mostra intercontinental no Ceará
O cinema alagoano comemora mais uma conquista essa semana. Três filmes do estado foram selecionados para mostras competitivas da 3ª edição do FestFilmes (Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro) e serão exibidos em uma das salas de cinema do Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, Ceará. As exibições estão marcadas para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, com entrada gratuita.
 
Os documentários Admirável Mundo Destro (Luiza Leal, doc., 25 min), Furna dos Negros (Wladymir Lima, doc., 26 min) e Imaginários Urbanos (Glauber Xavier, doc., 24 min) foram selecionados entre 446 inscritos do Brasil e de mais duas nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Moçambique e Portugal. O número de produções alagoanas selecionadas se igualou a Pernambuco e superou a Bahia, estados do Nordeste com maior número de inscrições no festival. Já São Paulo, segundo estado brasileiro com maior número de inscritos, teve quatro selecionados, apenas um a mais que Alagoas.
 
“Acredito que isso mostra a riqueza e a diversidade das produções feitas no estado”, avalia a diretora estreante Luiza Leal, de Admirável Mundo Destro. “Os três documentários selecionados falam sobre coisas completamente distintas e, ao mesmo tempo, despertam para debates sociais importantes. No nosso caso, discutimos como vive a minoria de pessoas canhotas em um mundo completamente feito para destros”.
 
O documentário foi destaque do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, no Dia Mundial dos Canhotos, comemorado no dia 13 de agosto. Fátima também é canhota e aproveitou o filme para debater as dificuldades enfrentadas no dia a dia por quem usa a mão esquerda. Além de Maceió, as imagens do curta foram rodadas em Rio Largo (AL), Bodocó (PE), Ouricuri (PE) e Londres (Inglaterra).
 
Em Bodocó, a produção conta a história da dentista canhota Ially Furtado. Com o festival, Ially e os conterrâneos terão a oportunidade de se enxergarem na telona. “É um grande momento para a região do Araripe e a região do Cariri de ver um documentário tão nosso, dos canhotos, mostrando nossas dificuldades e conquistas nesse mundo invertido que vivemos, além de enaltecer nossa cultura”, diz Ially.
 
Lançado em Maceió, Admirável Mundo Destro já foi exibido também em Arapiraca e em São Paulo. No dia 1º de novembro, além da sessão no Cerá, será exibido novamente em Maceió, às 20h, no Instituto Carlos Conce. Após a exibição, será debatido por um grupo de psicanalistas. A entrada é gratuita.
 
Produção independente do Piracema Studio, o filme tem participação do ator alagoano Alex Cerqueira e entrevistas com personagens canhotos e também especialistas no tema, incluindo o neurocientista Chris McManus, um dos maiores pesquisadores de canhotos do mundo, autor do livro “Right Hand, Left Hand” (ainda sem tradução no Brasil). 
 
Para saber mais sobre o filme, assistir ao trailer e enviar depoimentos, acesse o site www.nacaocanhota.com.br
 
Confira a programação de Alagoas no FestFilmes:
 
Imaginários Urbanos
Dia 31.10.2018 (quarta-feira), às 15h, na Mostra Nascente (5º filme)
Orient Cinemas Cariri Garden Shopping – Sala 5
 
Furna dos Negros
Dia 31.10.2018 (quarta-feira), às 17h, na Mostra Atlântica (3º filme)
Orient Cinemas Cariri Garden Shopping – Sala 5
 
Admirável Mundo Destro
Dia 01.11.2018 (quinta-feira), às 15h, na Mostra Nascente (6º filme)
Orient Cinemas Cariri Garden Shopping – Sala 5