Geral

Semana é crucial nas negociações e ainda há incerteza sobre Brexit, diz Tusk

16/10/2018

Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk afirmou nesta terça-feira que esta semana é “crucial” para as negociações entre a União Europeia e o Reino Unido da saída do país do bloco, o chamado Brexit. Tusk admitiu que, menos de seis meses antes da data prevista para o Brexit, há ainda “muita incerteza”, mas disse acreditar na possibilidade de um acordo nas próximas semanas, pedindo “soluções pragmáticas” e “propostas concretas” de Londres.

A autoridade falou após a Cúpula Social Tripartida, com a presença do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do primeiro-ministro da Áustria, Sebastian Kurz, o presidente da BusinessEurope (entidade que representa os empregadores), Pierre Gattaz, e o secretário-geral da Confederação Sindical de Comércio Europeu, Luca Visentini. No evento, foram discutidos temas como a revolução digital e seu potencial para os mercados de trabalho, a implementação do pilar europeu dos direitos sociais e questões da estrutura financeira da região, informou comunicado do bloco.

Juncker apontou que 12 milhões de novos empregos foram criados desde 2014 na UE, com avanço do investimento e do crescimento econômico, segundo o comunicado do bloco.

O evento ocorre semestralmente, antes das reuniões do Conselho Europeu.

Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.