Alagoas

Parque vai permitir que população conheça o Mutum-de-Alagoas

29/10/2018
Parque vai permitir que população conheça o Mutum-de-Alagoas

O representante do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), Fernando Pinto, esteve reunido, na manhã dessa segunda-feira (29), com a equipe do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), para tratar da abertura do Parque Pedro Nardele para visitação do público, a partir de fevereiro de 2019.

 No Parque será possível ver sete espécies da ave chamada de Mutum, principalmente a mais popular entre os alagoanos: o Mutum-de-Alagoas, extinto na natureza. “Teremos três viveiros grandes e outros 10 viveiros individuais”, comentou Fernando Pinto. Ele explica que, para cumprir o prazo, o empreendimento está em fase de licenciamento ambiental.

“Os viveiros serão inicialmente construídos com a liberação da licença de instalação. Além do mutum, há ainda a pretensão de expor outras aves que ocorrem em Alagoas. Atualmente o IPMA já possui autorização para manejo de 24 espécies”, disse Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação.

Ele disse ainda que para fazer o manejo de outras espécies, o IPMA deverá também solicitar a autorização. Segundo Fernando Pinto, no mesmo dia da inauguração do Parque haverá ainda a segunda reunião do Plano de Ação Estadual do Mutum-de-Alagoas.

O diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, por sua vez disse que “após o evento o Parque poderá receber visitantes diariamente. Dessa forma, será um ambiente propício à educação ambiental, por isso estamos dando todo o apoio que for necessário para garantir a abertura e acesso à população”, comentou.