Alagoas

Escolas da rede estadual têm até amanhã (19) para efetuar inscrição na Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (MECTI)

18/10/2018
Escolas da rede estadual têm até amanhã (19) para efetuar inscrição na Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (MECTI)

Escolas da rede estadual de Alagoas têm até esta sexta-feira (19) para inscreverem projetos na Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (MECTI), um dos eventos que integram a programação da terceira edição do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas, que acontece de 19 a 23 de novembro em Maceió, no Cepa.

A MECTI substitui a antiga Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), onde os alunos apresentavam projetos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Este ano, além destas duas modalidades, também poderão ser inscritos trabalhos nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas.

Podem participar da Mostra alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e suas respectivas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio e EJA Médio.  As inscrições podem ser efetuadas pelo link https://goo.gl/forms/MzMW68w6mjX7zUiy2, válido para todas as modalidades do evento nesta primeira etapa de inscrições.

Criatividade – Enquanto a Mostra não chega, os estudantes da rede estadual esbanjam criatividade em suas feiras de conhecimento. É o caso da Escola Estadual Noel Nutels, no Jacintinho, onde nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), estudantes do 6º ao 9º ano do ensino expõem projetos nas áreas de ciências, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

De acordo com a articuladora de ensino da unidade, Kkarina Kênia, um dos critérios e grande desafio era que as equipes construíssem um item relacionado ao tema. Não faltou criatividade.

Pipoqueira sustentável, gerador de energia eólica, filtro de água, robô de limpeza eletrônico, microscópio, aparelhos para visualizar a intensidade vocal, vassouras e puffs com garrafas pet, estojos escolares com garrafas plásticas, caqueiras com casca de coco, entre outras, foram alguns dos projetos apresentados nesta quinta-feira. Também foram abordadas questões relativas às redes sociais, avanços como a reunião de vários recursos em um só celular, além de doenças provocadas por meio do mau uso das tecnologias. As próximas turmas apresentam suas criações nesta sexta-feira (20) das 13h às 17h.

Descobertas – Acompanhados por respectivos docentes, os alunos admiravam-se com as próprias invenções. “A gente utilizou embalagens que iam para o lixo e inventamos esta pipoqueira e funciona”, comemora pequeno Pedro Gabriel. “A gente não sabia que isto era possível”, declara Louhanny Cirlo, sobre o filtro de água.

“E ainda utilizar coco verde e aproveitar materiais reciclados para deixar nossas casas mais bonitas”, complementa as colegas Sarah Michaellen e Vitória Beatriz, que falaram sobre os tipos de sustentabilidade.