Alagoas

Encontro Estudantil

10/10/2018
Encontro Estudantil

As escolas da rede pública estadual já podem fazer inscrições na segunda edição da Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL). A ação, que integra a programação do III Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual, visa estimular o conhecimento sobre História, Sociedade e Cultura de Alagoas. Exclusivamente online, as inscrições devem ser realizadas pelos professores orientadores até o dia 16 de outubro por meio do link de acesso https://sites.google.com/educ.al.gov.br/olimpiadadehistoriadealagoas.

A OLHAL será composta por três fases: A 1ª fase é uma prova online (com questões objetivas), no dia 22 de outubro e resultado divulgado em 26 do mesmo mês, sendo classificadas para a 2ª fase 5 equipes de cada Gere. A 2ª fase será constituída por uma prova subjetiva e uma redação, no dia 05 de novembro, onde classificam-se para a 3ª fase 2 equipes de cada Gere. A 3ª e última fase acontecerá de forma presencial no dia 26 de novembro, no Ginásio da Escola Estadual Princesa Isabel.

A iniciativa integra ações do III Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual, que acontece de 19 a 23/11 no Cepa.

Composição – Cada equipe pode ser composta por três estudantes, regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou equivalente na EJA ou no Ensino Médio regular ou o equivalente na EJA, orientados por um professor efetivo ou monitor de qualquer Componente Curricular da Área de Ciências Humanas da Rede Estadual de Ensino. O professor poderá orientar até três equipes e o estudante não pode participar de mais de uma equipe. Os estudantes devem pertencer à mesma escola vinculada à Rede Estadual de Educação.

A OLHAL foi lançada ano passo, marcando as ações comemorativas Seduc ao Bicentenário da Emancipação Política do Estado de Alagoas, sendo a única olimpíada de conhecimento sobre história regional no país, despertando a participação de mais de 1000 estudantes.