Alagoas

Crea-AL reúne unidades clínicas para orientar sobre nova ação de fiscalização

26/10/2018
Crea-AL reúne unidades clínicas para orientar sobre nova ação de fiscalização

A Engenharia nos Ambientes de Saúde” foi o tema da palestra técnica desta terça-feira, 23, oferecida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), que buscou instruir os profissionais e, principalmente, as unidades clínicas do Estado sobre suas responsabilidades necessárias para oferecer um serviço de qualidade e segurança à sociedade.

O evento contou com a presença de profissionais, estudantes, membros de hospitais e clínicas, e representantes das secretarias de Saúde dos municípios de Messias, Viçosa e Boca da Mata.

A iniciativa faz parte do planejamento da fiscalização do Conselho, que a partir de 1º de novembro começará efetivamente a visitar unidades hospitalares e clínicas de Alagoas para averiguar se profissionais habilitados estão sendo contratados para realizar os trabalhos técnicos obrigatórios legais.

“Estamos iniciando esta nova etapa de fiscalizações em ambientes hospitalares, e encontros como esses são essenciais para passarmos às instituições e profissionais quais as orientações necessárias. O nosso objetivo será sempre evitar o caráter punitivo dessas ações”, destacou o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal.

A apresentação do eng. mecânico e especialista em Engenharia Clínica, Rodolfo More, destacou quais as ramificações da Engenharia são obrigatoriamente necessárias no funcionamento de um ambiente médico, e como se dá as ações de fiscalização dentro deste setor da saúde.

“A Engenharia dentro do hospital promove a segurança do paciente, então o foco é mostrar o papel e a importância de todas as engenharias dentro da saúde, e o que a falta desses profissionais pode acarretar nesse ambiente”, explicou.

Entre as áreas citadas, estava a Engenharia Civil para infraestrutura, Ambiental para o plano de resíduos, Elétrica para manutenção das instalações e suprimento de energia, Eletrônica para sistema de comunicação integrada e TI, Biomédica para gestão de equipamentos de tecnologia da saúde, Mecânica para motores em geral, Química para descarte e processamento de resíduos, Segurança do Trabalho para proteção dos colaboradores, Agronômica para controle de vetores e pragas urbanas, e a Engenharia Clínica, que compreende a gestão dos recursos estratégicos como um todo.

Também foram mostrados casos históricos de acidentes em hospitais em consequência da falta de manutenção dos equipamentos e da falta de profissionais adequados presentes nesses ambientes.

Além do assunto principal, More também abordou sobre o funcionamento básico do sistema, explicando um pouco sobre as atribuições do Conselho, as profissões regulamentadas e como funciona a fiscalização do exercício profissional, sendo interessante para os estudantes que ainda buscam saber mais sobre a composição do sistema Confea/Crea.