Geral

Secretaria de Saúde capacita professores que receberão crianças com microcefalia, em Palmeira

24/09/2018
Secretaria de Saúde capacita professores que receberão crianças com microcefalia, em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira (SMS) e do Centro de Reabilitação de Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios (Credefipi), realizou hoje (21) a I Oficina de Estimulação de Crianças com Síndrome Congênita do Zika Virus no Ambiente Escolar. A oficina aconteceu na Creche Maria do Carmo Sampaio Caparica, unidade escolar que receberá os pequenos palmeirenses acometidos pelo vírus da Zika.

A oficina foi voltada para professores da creche e profissionais que atuam diretamente com essas crianças. Os temas trabalhados foram a importância da estimulação precoce, ministrado pela responsável técnica e enfermeira da SMS Carla Barbosa; orientações de estimulação da linguagem e da oferta de alimentos nos pacientes, ministrado pela fonoaudióloga Alexandra Nunes; relação escola x família no contexto das crianças, ministrado pela psicóloga Jasivan Gomes, e orientação com postura e o brincar funcional, ministrado pela terapeuta ocupacional Leilane Oliveira.

Em 2019, as crianças deverão ser inseridas no âmbito escolar e todas as adaptações serão feitas na rede de educação municipal. A creche que receberá os pequenos palmeirenses é referência em educação especial da rede e todos os envolvidos, inclusive as famílias, têm passado por capacitações e oficinas que ajudam na inserção das crianças ao convívio social.