Geral

Pence diz estar confiante que sua equipe não foi responsável por editorial no NYT

09/09/2018

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse estar “100% confiante” de que ninguém do seu staff estava envolvido com a coluna anônima publicada no New York Times criticando a liderança do presidente Donald Trump.

“Eu os conheço. Eu conheço o caráter deles”, disse Pence, em entrevista à rede CBS, neste domingo. Alguns especialistas especularam que Pence poderia ser o “administrador sênior oficial” que escreveu o artigo de opinião sobre Trump. A suspeita recaiu sobre ele por causa do tipo de escrita usado, algo parecido com os discursos de Pence.

“Deixe-me ser muito claro. Estou 100% confiante de que ninguém no staff da vice-presidência está envolvido com esse editorial anônimo”, disse. “Eles se levantam todos os dias cedo e se dedicam, tanto quanto eu, ao avanço da agenda do presidente”, disse. Questionado se ele consultou sua equipe sobre o editorial, disse não ser necessário porque “os conhece”.

Na quarta-feira, 5, o New York Times publicou um artigo, escrito por um funcionário da Casa Branca, que revela que assessores fazem todo o possível para “preservar as instituições democráticas americanas” e frear os “impulsos equivocados” do presidente.
“O dilema – que Trump não consegue entender – é que muitos dos principais assessores de seu governo trabalham de maneira diligente, a partir de dentro da Casa Branca, para frustrar parte de sua agenda e suas piores inclinações”, diz o texto. “Eu sei disso porque sou um deles.”

A direção do jornal disse que tomou a decisão pouco comum de não revelar o nome do autor a pedido dele, para preservar sua posição dentro do governo. O anonimato, entretanto, foi bastante criticado pela Casa Branca, que chegou a pressionar a Justiça para descobrir o responsável pelo texto.

Autor: Associated Press
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.