Geral

Mulheres alagoanas demonstram apoio à reeleição de Renan Calheiros ao Senado

18/09/2018
Mulheres alagoanas demonstram apoio à reeleição de Renan Calheiros ao Senado

Encontro reuniu mais de 400 lideranças femininas a fim de discutir políticas públicas em prol das mulheres

Iniciando a agenda desta terça-feira (18), o candidato à reeleição, o senador Renan Calheiros (MDB), acompanhado do candidato à reeleição ao governo, Renan Filho (MDB), e suas respectivas esposas, Verônica Calheiros e Renata Calheiros, participaram de um encontro com mais de 400 mulheres com a proposta de discutir políticas públicas que favoreçam o público feminino.

A candidata à reeleição a deputada estadual, Jó Pereira (MDB), uma das parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa de Alagoas, comentou o papel importante da mulher na política e destacou atuação e o apoio do senador Renan em Brasília em assegurar garantias essenciais ao público feminino.

“Gostaria de pontuar a contribuição do senador Renan Calheiros pela participação feminina na política. Nós acompanhamos a trajetória do senador enquanto presidente do Senado com relação às cotas para as mulheres, participando dos eventos, apoiando a senadora Marta Suplicy, apoiando as mulheres que se juntaram para a conquista da cota social”, lembrou a candidata.

Em Brasília, o senador trabalhou incansavelmente pela defesa da integridade e direito das mulheres. Renan aprovou a Lei Maria da Penha, que há doze anos pune os agressores e reduziu em 10% a taxa de homicídios. Renan aprovou também a Lei do Feminicídio, que foi classificado com uma modalidade de homicídio qualificado, entrando no rol de crimes hediondos e, aprovou ainda, o Observatório da Mulher, uma unidade que analisa os dados e elabora os projetos para proteger as mulheres vítimas de violência.

“De todos os avanços, de todas essas leis que me honram, a principal é ter protagonizado a votação da Lei Maria da Penha, que está mudando e minimizando a história de violência doméstica que acontece, muitas vezes, dentro das nossas casas ou na casa dos nossos vizinhos. Essas ações precisam ser punidas para que, cada vez mais, essas coisas deixem de acontecer. Nós também aprovamos a Lei do Feminicídio, ela não estava no nosso código pena e esse também foi um avanço considerável para o nosso país. Eu tenho muito orgulho que dizer ainda que é em Alagoas o estado onde nós temos proporcionalmente a maior participação de mulher na política”, declarou o senador.

Na área da saúde, o senador garantiu a gratuidade, pelo SUS, da cirurgia de reconstrução da mama em casos de câncer, além de assegurar também, por meio da Lei da Licença Maternidade Ampliada, o direito da ampliação da licença maternidade em 120 dias às mães de bebês prematuros a partir da alta médica.

Agenda

Mais tarde, às 18 horas, o senador cumpre agenda de campanha numa caminhada no bairro de Bebedouro, e, logo após o término da caminhada, às 20 horas, Renan Calheiros participa da agenda do candidato à deputado estadual, Davi Davino (PP).