Geral

Ifal Palmeira é finalista da Olimpíada Geo-Brasil na UnB

14/09/2018
Ifal Palmeira é finalista da Olimpíada Geo-Brasil na UnB

Sempre sendo referência quando o assunto é olimpíada científica, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios fica em evidência mais uma vez, já que no próximo mês o campus terá uma equipe na final da IV Olimpíada Geo-Brasil (OGB – 2018), que ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 19 e 21/10. Em Alagoas, das 310 equipes inscritas apenas duas seguirão para a fase final.

A conquista garantiu medalha de ouro para a instituição. O grupo, denominado Essenza, é formado pelos alunos: José Ferreira, Maria Glauciane Mendonça, ambos do 4º ano do curso de Informática; Vitória Lopes, do 2º ano de Edificações; sob coordenação da professora, Flora Pidner. Eles representarão o campus na competição no centro-oeste. Além deles, mais 12 equipes do Ifal Palmeira receberam medalhas: duas de ouro, cinco de prata e seis de bronze.

A preparação para as três fases online se deu à medida que as provas eram disponibilizadas. “Íamos pesquisando, consultando fontes e conforme surgiam dúvidas nós tirávamos com a professora”, diz Vitória. E o resultado não poderia ter sido melhor, das 50 questões, eles erraram apenas duas. “Sem dúvidas, o protagonismo é todos deles. Foi interessante ver esse movimento dos estudantes para a pesquisa, despertando a curiosidade e criando uma autonomia que nos alegra como docente”, completa Flora.

A etapa final trará provas individuais (sem consulta) e também atividades em grupos. “Todas as pontuações adquiridas até agora serão zeradas e passaremos de forma individual por avaliações que poderão nos levar a compor a Seleção Brasileira participante da 16ª International Geography Olympiad 2019 (iGEO 2019), em Hong Kong – China”, explica José.

A expectativa em torno do evento é grande, mas para Glauciane essa já está sendo uma experiência bastante rica. “Estamos ansiosos. Não esperávamos pela classificação. Com certeza será uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e conhecer pessoas”, ressalta.

O olhar diferenciado nas humanas

A experiência é nova também para a própria docente Flora, que vê na OGB a chance de os alunos estarem em um outro ambiente acadêmico, incutindo neles a importância das Ciências Humanas na formação de cidadãos e sendo as olimpíadas uma forma reflexão acerca de questões de âmbito social.

É fundamental ver nossos estudantes como pessoas, portanto a nossa formação deve ser ampla. Os bons profissionais são aqueles que tem um maior leque de abrangência no seu olhar e isso vale para qualquer área. As Ciências Humanas trazem essa possibilidade de ter um olhar mais crítico, mais humanizado e com isso ter empatia com o outro”, reflete Flora.

A Olimpíada Geo-Brasil (OGB) é um evento formado pelas Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT), tendo como objetivo despertar nos jovens o interesse pela Geografia e pelas Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional e contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo.

Confira as equipes do campus, coordenadas pelas professoras Flora e Diana de Souza, que garantiram sua medalha:

Ouro:

Essenza

Ifal Voçorocas

Prata:

Acidentes Geográficos

Fulô de Mandacaru

Efeito Tectônico

Geração Coca-cola

Ninas

Bronze:

Voa olimpíada, voa

Ifal Náuticos

Carcarás

Ifalzeiros

Katrinas

Calmaria do Canganço