Artigos

Das Quadras Para a Vida

22/09/2018
Das Quadras Para a Vida

“ A idéia de transformar as experiências dos autores em livro, possibilitando o compartilhamento das lições  que obtiveram no esporte aplicadas a suas relações pessoais e profissionais, é muito oportuna e oferece diversas oportunidades  de aprendizado para quem tiver interesse em se aperfeiçoar e dar um upgrade na vida”.

 Traduz, portanto, o pensamento da Trevisan Editora que trouxe à tona o livro acima mencionado de autoria do Professor-economista Luis Gustavo Joseph Machado/ Guga Machado. O primeiro, por sua vez, é graduado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Iniciando como percussionista aos 14 anos, tornou-se músico profissional aos 19 anos e já trabalhou com grandes artistas da música popular brasileira, tendo dividido o palco, entre outros, com Toquinho, Paulo Ricardo, Tiago Abravanel e Banda Moinho, além de ter sido um dos poucos brasileiros que participaram do conhecido e grandioso projeto Playing for Change.

 A convite do presidente do Conselho regional de Economia (Corecon/Al), Marcos Calheiros, proferiu belíssima Palestra no Auditório do Maceió Mar Hotel ( 28.8.18),abordando o tema  Cenários Para a Economia Brasileira contemplando engenheiros, empresários, jornalistas, publicitários, e, principalmente, economistas que lotaram o recinto.Após sua excelente explanação, abriu às perguntas que foram formuladas pela seleta assembleia.

Naquela alvissareira oportunidade, a Associação Alagoana de imprensa (AAI), através de seu presidente Laurentino Veiga, fora agraciado com a Comenda doutor Antônio Aleixo Paes de Albuquerque. Ex-secretário de Segurança Pública no governo de Fernando Collor,  professor titular de Direito Penal   da Ufal, bem como orador consagrado no seu tempo como excelso penalista. Fez uso da palavra a fim de agradecer a merecida honraria e, ao mesmo tempo, enalteceu a iniciativa do CORECON/AL pelo honrado convite feito à sua pessoa.

Diga-se, de passagem, a obra contou com o Prefácio do atleta Oscar Schmidt que, por sinal, expôs seus entendimentos a respeito da profissão que abraçou com vocação e idealismo. “ Aposto que foi, além de tudo, uma ótima experiência para os dois. Pai e filho atuando juntos deve ter sido um sonho para muita gente. Poucos, porém, conseguem realizá-lo. Tive a felicidade de transformar esse sonho em realidade quando joguei com meu filho Felipe  pela equipe principal do Flamengo, Foi outra das grandes emoções da minha vida”.

Lições do Esporte nas Relações Pessoais e Profissionais refletem, portanto, a bem-sucedida trajetória do Professor Machado na seara esportiva nacional. Paralelamente, graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie, com mestrado em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Dedicou-se à atividade acadêmica e à consultoria. Diretor da SAM – Souza Aranha Machado – Consultoria e Produções Artísticas, consultor  da Fundação espaço Democrático e conselheiro da FEI – Fundação Educacional  Inaciana Pe. Sabóia Medeiros e da Fundação Brasil Criativo.

 Dir-se-ia que o ilustre escritor/desportista é, acima de tudo, um  ilustre paulistano a serviço do esporte, bem como da ciência severa da escassez.Marcos Calheiros mais uma vez trouxe à terra de Cacá Diegues, novel acadêmico da Academia Brasileira de Letras, um expoente para abrilhantar os economistas alagoanos. Organização: Francis Lawrence.