Geral

Consultora do IICA visita escola da rede municipal de ensino público de Palmeira

04/09/2018
Consultora do IICA visita escola da rede municipal de ensino público de Palmeira

df7b504f-c893-45e4-9369-c146531f09ee

Com o objetivo de acompanhar a experiência com a educação do campo, além de observar os desafios e avanços da Educação de Palmeira dos Índios, a consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura  (IICA) Gessilda Viana, vinculado à Casa Civil do Governo Federal, acompanhada de técnicos da Secretaria de Estado da Educação, visitaram duas escolas em Alagoas, nos municípios de Palmeira e Teotônio Vilela, que oferecem educação contextualizada na área rural do município. A Escola Municipal Vereador Elói Barbosa foi a escolhida pelo Instituto no município palmeirense.

A missão do IICA é ncentivar, promover e apoiar os esforços dos Estados membros para conseguirem seu desenvolvimento agrícola e bem-estar rural por meio de cooperação técnica internacional de excelência. “Nosso objetivo é alcançar uma agricultura interamericana competitiva, inclusiva e sustentável que alimente o hemisfério e o mundo e que, ao mesmo tempo, gere oportunidades para diminuir a fome e a pobreza dos produtores e dos habitantes dos territórios rurais. Estamos fazendo este trabalho em dez estados e aqui em Palmeira vim conhecer a realidade das escolas do campo e fiquei muito feliz em ver o compromisso que o município tem com o ensino”, destacou Gessilda Viana.

A finalidade do encontro foi trocar experiências exitosas na Educação do Campo no município. A equipe da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) também veio conhecer de perto e buscar informações, para promover melhorias e expandir o acesso à educação no campo em todo Brasil. “O encontro foi muito produtivo. Foi momento de reflexão das práticas e experiências exitosas do município. Estamos orgulhosos pois Palmeira é referência e tem se destacado quando o assunto é a qualidade de ensino, que tem tido bons resultados na maioria das escolas ”, definiu a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento.

A comitiva foi composta pela Secretária da Educação Alcineide Nascimento e adjunta Judite Rocha, secretária de agricultura Manuella Barbosa e das técnicas Josefa Adriana e Jeane Vieira.