Geral

Filme sobre vida canhota será exibido em Arapiraca neste sábado

18/08/2018
Filme sobre vida canhota será exibido em Arapiraca neste sábado

Frame_Alex2

O documentário “Admirável Mundo Destro”, lançado no último dia 13 de agosto, chega a Arapiraca nesse fim de semana. O filme alagoano que conquistou a apresentadora Fátima Bernardes será exibido no próximo sábado (18), em única sessão, no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc. A exibição será gratuita, em uma parceria com o Trianon Cineclube.

 

“Admirável Mundo Destro” é o primeiro filme da diretora Luiza Leal, paulistana que vive em Maceió há três anos. Ela é canhota e, desde criança, precisou se adaptar às pequenas coisas que não são feitas para a mão esquerda.

 

“Tesoura, abridor de lata, carteira da escola. Também cresci ouvindo histórias de pessoas que foram obrigadas a escrever com a mão ‘certa’. E isso é algo que acontece no mundo inteiro. O filme tem incentivado o debate normalmente invisível à maioria destra, sensibilizando famílias e professores a enxergar o universo da criança canhota e promover uma abordagem pedagógica mais inclusiva”, explica.

 

Encontro com Fátima Bernardes

 

O filme foi lançado no dia 13 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial dos Canhotos. Na mesma data, a diretora Luiza Leal participou do programa Encontro, com a apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo. Fátima também é canhota e aproveitou o filme para debater as dificuldades enfrentadas no dia a dia por quem usa a mão esquerda.

 

A repercussão tem gerado debates sobre essa minoria universal, que experimenta a vida ao contrário em um mundo planejado para pessoas destras. Uma das principais consequências dos debates é a atenção à educação das crianças canhotas, que normalmente têm suas particularidades invisibilizadas nas escolas.

 

O filme

 

O documentário visita cidades no Brasil e na Europa para mostrar o cotidiano em comum de quem nasceu à esquerda da sociedade e refletir sobre como o lado esquerdo tem sido associado ao mal na história da humanidade. Além de Maceió, as imagens foram rodadas em Rio Largo (AL), Bodocó (PE), Ouricuri (PE) e Londres (Inglaterra).

 

Produção independente do Piracema Studio, o filme tem participação do ator alagoano Alex Cerqueira e entrevistas com personagens canhotos e também especialistas no tema, incluindo o neurocientista Chris McManus, um dos maiores pesquisadores de canhotos do mundo, autor do livro “Right Hand, Left Hand” (ainda sem tradução no Brasil).

 

Para saber mais sobre o filme e sobre as exibições, acesse o site: www.nacaocanhota.com.br

 

O quê: Exibição do documentário “Admirável Mundo Destro – O filme sobre canhotos”

Quando: 18 de agosto

Hora: 19h

Local: Sesc Arapiraca – Teatro Hermeto Pascoal

Entrada gratuita

 

Mais informações:

(82) 98181.6692 (Luiza Leal)