Geral

Consumo aparente de bens industriais sobe 9,9% em junho, diz Ipea

16/08/2018

O consumo de bens industriais aumentou em 9,9% em junho ante maio, segundo o Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais, divulgado nesta quinta-feira, 16, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). É mais um movimento de recuperação dos efeitos colaterais da greve dos caminhoneiros, que paralisou estradas de todo o País no fim de maio, já que o indicador havia tombado 8,7% em maio ante abril.

Mesmo assim, a recuperação foi insuficiente para salvar o segundo trimestre, que registrou queda de 2,1% sobre os três primeiros meses do ano. Na comparação com junho de 2017, a demanda interna por bens industriais cresceu 4,2%.

Para calcular o Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens, os pesquisadores consideram o desempenho da produção industrial doméstica líquida das exportações e acrescida das importações.

“A demanda manteve o ritmo de crescimento mais intenso (4,4%) que o apresentado pela produção industrial (3,2%) no acumulado de 12 meses. Entre as grandes categorias econômicas, os maiores avanços de junho frente ao mês de maio foram observados nos bens de capital (20%) e bens de consumo duráveis (28,7%)”, diz a nota divulgada pelo Ipea.

Autor: Vinicius Neder
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.