terça-feira, 21 de agosto de 2018

Notícias

In:

Votação do PL das distribuidoras da Eletrobras depende de acordo, diz Jucá

A votação do projeto de lei que destrava a venda das distribuidoras da Eletrobras no Senado ainda nesta quarta-feira, 11, depende de um acordo entre os líderes da Casa, disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR). O projeto foi aprovado na terça-feira, 10, na Câmara dos Deputados e chegou ao Senado nesta quarta, último dia de votações na Casa antes do recesso parlamentar.

Jucá disse que vai conversar com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), a quem cabe a decisão sobre pautar ou não o projeto. A proposta é fundamental para resolver pendências das distribuidoras da Eletrobras, principalmente a Amazonas Energia. Sem aprovação, a licitação de algumas empresas pode ficar inviável devido à insegurança dos investidores a respeito do futuro das empresas.

O leilão está marcado para o dia 26 de julho e inclui as distribuidoras que atuam no Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas e Piauí. A distribuidora Ceal, de Alagoas, foi excluída do leilão devido a uma liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.

“Na verdade, a gente está falando de uma bucha, de um abacaxi, porque chega no último dia uma matéria complexa dessas. Não é fácil”, disse Jucá.

Questionado se vê chances de votar o projeto ainda nesta quarta, Jucá foi evasivo. “Tem que discutir. Demorou quanto tempo na Câmara para discutir esse projeto?”, questionou.

Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Eduardo Braga (MDB-AM) disse que já avisou Eunício Oliveira sobre sua posição contrária à votação ao projeto nesta quarta no plenário da Casa.

“A Câmara teve todo o direito de debater esse projeto. Nós, senadores, com nossa responsabilidade e representatividade, também precisamos discutir isso”, afirmou. “Essa questão não é homogênea ou linear. Aquilo que vale para a Cepisa (distribuidora do Piauí) não obrigatoriamente vale para a Ceron (Rondônia), Boa Vista Energia (Roraima) e Amazonas Energia. Temos que discutir isso, equacionar questões, resolver problemas regulatórios e econômicos dessas empresas para que elas sejam vendidas.”

Autor: Anne Warth
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com