Geral

Trump pede que países elevem gastos com defesa para 2% do PIB “imediatamente”

11/07/2018
Trump pede que países elevem gastos com defesa para 2% do PIB “imediatamente”

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar a Alemanha em relação aos gastos com defesa, pressionando para que os países gastem 2% do Produto Interno ao Bruto (PIB) “imediatamente, e não até 2025”.

Trump, que se encontra em Bruxelas para a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), escreveu em sua conta no Twitter: “De que adianta a Otan se a Alemanha está pagando à Rússia bilhões de dólares por gás e energia? Por que seus únicos 5 dos 29 países cumpriram seu compromisso? Os EUA estão pagando pela proteção da Europa e depois perdem bilhões em comércio. Paguem 2% do PIB IMEDIATAMENTE, não até 2025”.

Após a reunião, Trump pressionou aliados a dobrarem a meta por país de gastos com defesa dos atuais 2% do PIB até 2024 para 4% do PIB.

Mais cedo, Trump repreendeu a Alemanha, que tem sido alvo frequente de sua ira, por apoiar o Nord Stream 2, projeto de um gasoduto para transportar gás diretamente da Rússia através do Mar Báltico, dizendo que a “Alemanha, pelo que sei, é refém da Rússia porque recebe muito de sua energia da Rússia”, afirmou Trump.

Autor: Niviane Magalhães
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.