Alagoas

Secretários de Saúde de Alagoas vão discutir fortalecimento do SUS em Congresso Nacional

20/07/2018
Secretários de Saúde de Alagoas vão discutir fortalecimento do SUS em Congresso Nacional

IMG_3185(1)

Secretários municipais de Saúde, técnicos dos municípios alagoanos e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) fazem os ajustes finais para a participação de forma efetiva no período de 25 a 27 deste mês, em Belém do Pará, no XXXIV Congresso Nacional e, simultaneamente, no 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Gestores e técnicos de Alagoas vão contribuir com os debates por meio da troca de experiências com os outros Estados.

A presidente do Cosems/AL, Izabelle Pereira, destaca a importância da participação dos gestores e técnicos em fóruns de discussões desta magnitude, considerando as diferenças socioeconômicas regionais que demandam uma Atenção Básica mais fortalecida para desempenhar o papel de coordenadora do cuidado e ordenadora de Redes de Atenção à Saúde.

A coordenadora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Josinete Marques, vai representar no dia 25 o Estado na exposição de experiências de trabalho dos apoiadores do Projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS. Outra apresentação de Alagoas que vai abrilhantar a discussão será da vice-presidente da Região Nordeste do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Normanda Santiago, também gestora da pasta de Santana do Ipanema.

Normanda vai participar no dia 27, no auditório 8 M máster, da mesa intitulada Gestão do SUS e vulnerabilidade populacional das macrorregiões brasileiras. Com o tema “A Saúde que queremos para o Brasil – o direito à saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”, o evento contará com a presença de candidatos à Presidência da República com o intuito de apresentar as principais propostas aos gestores municipais do SUS.

O evento vai direcionar as atividades para discussões dos principais temas que permeiam os 30 anos do SUS: Responsabilidades e Financiamento na gestão descentralizada, unificação dos blocos de financiamento, governança e regionalização do SUS, avanços e desafios da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O Congresso trará ainda para o debate, dentre outras pautas de igual relevância, a mesa: “Gestão do SUS e Vulnerabilidade Populacional nas Macrorregiões Brasileiras” que debaterá os principais desafios enfrentados por cada uma das cinco macrorregiões do país.