Geral

Reformas e construções garantem melhorias na Educação no Alto Sertão

03/07/2018
Reformas e construções garantem melhorias na Educação no Alto Sertão
709d99106458c8e8e22bddd86764eec6_L

Escola de Ensino Integral Monsenhor Sebastião Alves Bezerra, Água Branca, também foi reformada Foto: Valdir Rocha

Em continuidade ao trabalho de melhorias na estrutura física das unidades de ensino estaduais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entrega nesta terça-feira (3) mais duas obras no sertão alagoano: a reforma da Escola Estadual Xingó II, em Piranhas e a construção do ginásio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, em Delmiro Gouveia.  As inaugurações acontecem, respectivamente, às 13h em Delmiro Gouveia e às 15h em Piranhas.

Durante os três anos e meio, o governo concluiu reformas em dez escolas de seis cidades do Alto Sertão. Três escolas estão sendo reformadas, acrescentando outros dois municípios contemplados com as obras, e três ginásios já estão quase finalizados. Além disso, mais duas quadras de esportes serão construídas nas cidades de Piranhas e Delmiro Gouveia.

Para Jeocondes Barbosa, gerente da 11ª Gerência Regional de Ensino (Gere), as obras representam um avanço para a educação do Alto Sertão. A reforma na Escola Estadual Xingó II, segundo Barbosa, é de suma importância para a comunidade do entorno. “Antes, ela estava com a estrutura bastante deteriorada. A obra revitalizou não só o espaço físico, mas também deu novo ânimo à comunidade escolar”, relata.

Quadra da Escola Watson Clementino, concluída após 23 anos de espera (Foto: Acervo Seduc)

A construção do ginásio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão também traz novas perspectivas para região. “A quadra era um sonho antigo, tanto para os alunos, quanto para a comunidade. Com a sua construção, já foi possível sediar a etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) em nossa região, na cidade de Delmiro Gouveia. Daqui para frente, a quantidade de espaço, só aumentará: estão finalizando as construções de quadras em Piranhas, Inhapi e Pariconha”, comemora Jeocondes.

23 anos de espera – Fundada em 1995, a Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva esperou 23 anos para ter um local onde seus alunos pudessem praticar aulas de Educação Física e treinar para jogos. De acordo com Mércia Raquel Brito, a construção da quadra foi iniciada em 2016, sendo entregue em abril deste ano, para que pudesse receber disputas do Jeal.

“A entrega do ginásio é a realização de um sonho. Antes, os estudantes e o professor tinham que se deslocar para outras quadras para que pudessem ter aulas de Educação Física. Uma quadra dentro do perímetro escolar também deu um gás para que seja possível realizar atividades com os funcionários daqui. Só da Watson, são 800 alunos beneficiados com a obra. No entanto, o ginásio também está e continuará sendo utilizado pela comunidade local”, afirma.

Após quase 30 anos, Escola Xingó II foi reformada (Foto: Acervo Seduc)

Xingó II: uma história com quase 30 anos –  Com 29 anos de existência, a Escola Estadual Xingó II nunca havia passado por uma reforma. A melhoria trouxe consigo a implantação do Ensino Integral, beneficiando seus 380 estudantes. Segundo a articuladora da instituição, Rosilma Ventura, a reforma, iniciada em 2016, foi geral: houve recuperação da parte elétrica, hidráulica, janelas e portas. A pintura foi totalmente renovada e a escola também ganhou novas carteiras para as salas de aula.

Antiga aluna da instituição, Rosilma retornou à escola em 2017, dessa vez como funcionária. “O sentimento que temos atualmente é que foi dada uma oportunidade de renascimento para a Xingó II. O índice de evasão na escola sempre foi alto, hoje é notável um crescente retorno dos estudantes. A comunidade também fica feliz com o atual estado do prédio”, comenta.

Três anos, 15 unidades contempladas no Alto Sertão

A educação na região do Alto Sertão recebeu muitos investimentos nos últimos três anos. O município de Piranhas, além de receber a reforma da Escola Estadual Xingó II, ganhará uma quadra de esportes, na mesma escola, e uma no povoado de Piau, para a Escola Estadual José Sena Dias. Em Olho D’água do Casado, a Escola Estadual João Francisco Soares está em processo de restauração.

Na cidade de Delmiro Gouveia, além da entrega do ginásio e da reforma na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, as escolas Delmiro Gouveia, Francisca Rosa da Costa foram completamente renovadas e a Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes receberá, também, uma quadra para realização de esportes.

Em Pariconha, o Governo reformou a escola de Educação Básica de Pariconha e a unidade indígena José Carapina, que também tem uma quadra desportiva no estágio de conclusão. A Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra, em Água Branca, já foi entregue para a comunidade escolar.

Mata Grande ganhou reformas em duas escolas da rede estadual – Gentil Albuquerque Malta e Demócrito Gracindo. A escola Luiz Bastos, em Canapi, está passando pelo período de renovações. Em Inhapi, o ginásio desportivo da Escola Estadual Ruben Nunes de Oliveira – que foi totalmente reformada – está com a construção em andamento.