Geral

Prefeitura retoma obras da Praça da Juventude de Arapiraca

26/07/2018
Prefeitura retoma obras da Praça da Juventude de Arapiraca

210-1024x576

As obras da Praça da Juventude, instalada no coração do bairro João Paulo II, já foram retomadas pela Prefeitura de Arapiraca com execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

O engenheiro civil e secretário responsável pela pasta, Daniel Oliveira, comemorou o andamento das obras que estavam paradas desde o ano passado por conta da análise de documentação com a Caixa.

“Retomamos esta obra que será de grande importância para a comunidade do João Paulo II e todos os bairros adjacentes, uma vez que o nosso propósito é promovermos a integração esportiva e cultural daquelas comunidades, envolvendo principalmente os jovens da localidade”, apontou Daniel Oliveira.

Com orçamento de R$ 1.790.440,34 pelo Ministério do Esporte, do Governo Federal, e contrapartida da Prefeitura de Arapiraca de R$ 110.291,12, a Praça da Juventude deverá ter as obras concluídas em um prazo de um ano.

Segundo o engenheiro civil da Seminfra, Márcio Vieira, que está acompanhando todo o projeto da Praça da Juventude, a prefeitura está avançando na parte física da obra com a estrutura aparente, ou seja, o alicerce que é a fundação e já está concluída.

4

A praça está sendo construída em um terreno de 8.426,68m², sendo de área construída 3.582,84m² e 1.522,24m² de área coberta.

“Já avançamos na fundação do campo, da quadra e estamos na construção da arquibancada do campo, da quadra e também do teatro de arena, assim como a pista de skate, de atletismo e também a estrutura administrativa”, explicou Márcio Vieira.

13

O engenheiro civil, Márcio Vieira, mostra a planta do projeto da Praça da Juventude

O engenheiro civil explicou ainda que o campo de futebol com 61m² terá dois lances de arquibancada e toda a base da Praça da Juventude será feita de pré-moldado e grama.

Projeto com área de vivência

A Praça da Juventude é um projeto do Ministério do Esporte destinado às comunidades com acesso reduzido a espaços públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas, diversificadas em uma área de vivência para todos os moradores da comunidade.

3

De acordo com os princípios do projeto, a Praça da Juventude tem a finalidade de promover a inclusão digital e a produção cultural em um amplo espaço de convivência comunitária.

O projeto, de acordo com o site do Ministério do Esporte, foi criado em 2007 com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população e como ponto de referência para a juventude da localidade onde será instalada e, também, para todas as faixas etárias.

Estrutura da Praça

pracajuvilustrativa

Cada unidade do projeto Praça da Juventude prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infraestrutura completa, apresenta-se em módulos divididos em:

– Quadra poliesportiva coberta.

– Pista para salto triplo.

– Pista para salto à distância.

– Pista para caminhadas.

– Quadra de vôlei de praia.

– Área de exercícios e alongamento.

– Campo de futebol society.

– Pista para skate.

– Teatro de arena com palco.

– Centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros.

– Quiosque de alimentação.

– Vestiários/sanitários.

– Arquibancadas.

– Bebedouros.

– Grama natural/sintética.

– Sanitários com acesso para portadores de necessidades especiais.

– Sistema de iluminação específico para cada pista.

– Paisagismo.