Geral

Prefeitura de Palmeira inicia “Projeto Música na Escola”

25/07/2018
Prefeitura de Palmeira inicia “Projeto Música na Escola”

19d4df00-b8ad-4866-833e-a68c946392a9

Música para tocar a alma, o coração, mudar vidas e formar novos talentos. Foi com este intuito que a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou ontem (24) o Projeto “Música nas Escolas Públicas Municipais”. As aulas visam o melhor desenvolvimento do ritmo, autodisciplina, sensibilidade, coordenação, capacidade de memorização e de concentração dos aprendizes e, principalmente, aprender a tocar um instrumento musical.

As aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, às 17h,  nas escolas Marinete Neves, Gerson Jatobá e Douglas Apratto, e serão coordenadas pelo maestro Wellington, acompanhado dos músicos da Orquestra Sinfônica Graciliano Ramos. “A nossa intenção é descobrir os novos talentos, a partir desse projeto. Em cada escola teremos maestros diferentes para que os alunos não acostumem apenas a um professor e tenham diferentes aulas e técnicas. Vamos fazer aulas dinâmicas para que cada um conheça os instrumentos. As músicas que apresentaremos já são conhecidas por todos, mas teremos vários ritmos para que cada um possa se identificar com o que mais gosta e que também possam aprender e começar a gostar de outros ritmos musicais”, garantiu o maestro Wellington.

No total, serão beneficiados 89 alunos das escolas municipais da área urbana: Rosinha Pimentel, Oásis, Gérson Jatobá, Nadir de Castro, Marinete Neves, José Sampaio, Irmã Bernadete, Douglas Apratto e Hilton Muniz. “A música é e sempre será um meio de expressão e educação de extrema importância, além de um patrimônio cultural de um povo. É obrigação dos governantes estimular, apoiar e fomentar a música nas nossas escolas. A aula de música foi um desejo dos alunos e do nosso prefeito Júlio Cezar que, com certeza, revelará talentos e incentivará os nossos estudantes a investirem na arte musical”, disse a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento.

Para o prefeito Júlio Cezar, além de ensinar disciplinas, a escola também precisa atrair as crianças sob uma nova ótica. “Já temos, na nossa rede municipal de ensino público, aulas de balé, de judô, música e, em breve, de natação. É com a música que os nossos alunos poderão se apresentar em qualquer lugar do mundo. E isso começará a partir do momento em que as crianças estiverem no horário contrário aos das aulas das disciplinas tradicionais, com a orientação do professor e maestro Wellington”, explicou o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “O mundo anda muito violento e o que pode salvar cada criança e cada jovem é a educação, o esporte e a música. O governo faz tudo o que pode e o que não pode para que eles tenham o que não tivemos um dia. Isso livra cada um deles das drogas e da violência, porque o nosso município também aposta na música, que toca a nossa alma e emociona. Todos serão o nosso orgulho, em um futuro bem próximo”, afirmou o prefeito Júlio.