Geral

Maceió deve receber maior número de cruzeiros na alta temporada

26/07/2018
Maceió deve receber maior número de cruzeiros na alta temporada

porto2

Prevista para começar entre novembro e dezembro, a temporada de cruzeiros 2018/2019 traz grandes expectativas para o setor turístico em Maceió. Isto porque, além de contar com uma maior quantidade de navios e, consequentemente, de leitos, também há um aumento da procura de viajantes por cruzeiros. Até o momento, nove navios estão confirmados para aportar na capital alagoana até abril do ano que vem, um a mais do que na temporada passada. O cronograma, no entanto, ainda pode sofrer alterações.

De acordo com o Observatório de Turismo de Maceió, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), a próxima temporada de cruzeiros deve superar o número de visitantes alcançado pela temporada anterior, que trouxe para Maceió mais de 20 mil turistas a bordo de navios – um crescimento de 52% em relação a de 2016/2017. A informação foi confirmada pelo Ministério do Turismo durante a assinatura da ordem de serviço das obras de dragagem do Porto de Maceió, em março deste ano.

Além do reaquecimento do mercado de cruzeiros, as melhorias estruturais do Porto, como a dragagem, vão contribuir para um balanço positivo ao final da temporada que se aproxima. “A dragagem portuária, além de melhorar a economia local, vai tornar o destino ainda mais competitivo em relação ao turismo náutico, que movimenta a economia local, com a geração de emprego e renda, e nos dá a oportunidade de divulgar os atrativos turísticos de Maceió, tanto no cenário nacional quanto no internacional. Os cruzeiros são de muita importância para a consolidação do destino, que se mostra qualificado para atender aos visitantes”, avaliou Jair Galvão, secretário municipal de Turismo.

Somente no primeiro trimestre deste ano, a administração portuária registrou mais de 9 mil desembarques, 36,65% a mais que o mesmo período do ano anterior.  O mês de março, que se mantém em crescimento na movimentação de cruzeiristas por três anos consecutivos, trouxe 7.730 turistas, um aumento de 30,61% se comparado ao mesmo mês do ano passado. O último cruzeiro da temporada 2017/2018, Costa Favolosa, chegou à capital alagoana em 17 de março deste ano com 3.653 pessoas, sendo 2.610 passageiros e 1.043 tripulantes.

Recepção aos turistas

Durante a permanência dos cruzeiros em Maceió, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realiza atendimento aos visitantes com a divulgação dos atrativos turísticos da capital e distribuição de materiais informativos, como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporário é instalado em uma estrutura disponibilizada pelo Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto para recepcionar os cruzeiros durante a temporada. Além do atendimento promovido pela Semtur, os turistas são recebidos com exposição de artesanato, área de descanso, apresentações de grupos culturais e agências de receptivos.