Geral

Arapiraca está dividida em quatro grupos políticos

09/07/2018
Arapiraca está dividida em quatro grupos políticos

O segundo colégio eleitoral do Estado a cidade de Arapiraca localizada estrategicamente na região Agreste no centro do Estado. Nas eleições deste ano a cidade mais importante do interior do Estado está dividida em quatro grupos políticos. No pleito deste ano, o eleitorado vai definir qual o grupo mais fortalecido para enfrentar a eleição em 2020 e chegar ao comando do Poder Executivo.

O primeiro grupo político é o situacionista comandado pelo prefeito Rogério Teófilo (PSDB) que enfrenta como principal adversário sua reprovação pela população, em 73%, segundo avaliação do Instituto Ibrape. Em apenas um ano e sete meses de gestão, Teófilo perdeu seu principal aliado, o deputado estadual Severino Pessoa (PRB) que foi decisivo na sua vitória em 2016, e por tabela a vice-prefeita Fabiana Pessoa esposa do parlamentar.

O segundo grupo político em razão do desgaste de Teófilo, tem tudo para se fortalecer, é comandado pelo vice-governador e ex-prefeito Luciano Barbosa (MDB). Nesse grupo está o ex-vice-prefeito Yale Fernandes, que chegou a assumir o comando da Prefeitura de Arapiraca com o afastamento da então prefeita Célia Rocha. A frente do Executivo, se revelou um administrador moderado, sensato, equilibrado e cumpriu fielmente sua missão a contendo da população.

Durante o pouco período a frente do Executivo, manteve a prestação de serviços essenciais a população em todas as áreas do município. Neste grupo, está integrado o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) o vereador Moisés Machado (PDT) com cinco mandatos no Legislativo e Sérgio do Sindicato (PPS) que foi o mais votado em 2016 na reeleição para a Câmara de Vereadores. Além de Rogério Nezinho (MDB)

Célia Rocha mantém sua independência

Quanto a ex-prefeita Célia Rocha (PTC) pré-candidata a deputada estadual nas eleições deste ano, mostra habilidade, liderança e sobretudo independência. Decidiu apoiar a pré-candidatura a deputado federal do deputado estadual Severino Pessoa. Anunciou seu apoio ao projeto político do deputado estadual Rodrigo Cunha de chegar ao Senado nas eleições deste ano. Quanto ao seu segundo voto para o Senado, pode apoiar a reeleição de Renan Calheiros (MDB). Célia Rocha é ligada e aliada do senador Fernando Collor (PTC)

Célia Rocha se redimiu e mostrou seu arrependimento de abdicar de um mandato de deputada federal para disputar a Prefeitura de Arapiraca em 2012. Na época, Célia Rocha cedeu as pressões do senador Renan Calheiros e de Luciano Barbosa. Atualmente mais experiente, reconhece que não foi salutar essa decisão para a sua vitoriosa carreira política.

Independência de Tarcizo Freire

O quarto grupo político tem a liderança do deputado estadual Tarcizo Freire (PP) que com sua experiência de cinco mandatos de vereador mostrou trabalho e competência na sua atuação na Casa de Tavares Bastos. Seu apoio e dedicação ao Complexo de Equoterapia que leva seu nome, é a sua maior marca e referência de trabalho pelo social.

A instituição com mais de 10 anos de atuação amplia seu raio de ação em Arapiraca com um anexo no bairro Brasília e em breve o segundo anexo no bairro Primavera além de uma unidade da instituição na cidade sertaneja de Olho D’água das Flores no alto Sertão do Estado. Corajoso, trabalhador, Tarcizo Freire é uma forte liderança em Arapiraca e a sua reeleição é tida como certa por analistas políticos.