Cidades

Seduc entrega reformas de mais duas escolas em Rio Largo nesta terça (19)

18/06/2018
Seduc entrega reformas de mais duas escolas em Rio Largo nesta terça (19)
Escola Estadual Ozoria de Moura Lima ficou 41 anos sem receber melhorias estruturais.  Valdir Rocha

Escola Estadual Ozoria de Moura Lima ficou 41 anos sem receber melhorias estruturais. Valdir Rocha

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai entregar as reformas de mais duas escolas da rede estadual de ensino. Dessa vez, as contempladas são as escolas estaduais Ozória Moura de Lima e Tabuleiro do Pinto, no município de Rio Largo. As entregas irão ocorrer nesta terça-feira (19), a partir das 10h, com a presença do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Educação, Laura Souza.

A Escola Estadual Ozória Moura de Lima desde 1977 não era reformada. De acordo com a diretora Jeane Lima, era impossível dar aulas durante o período chuvoso em virtude da estrutura comprometida.

O Governo reformou o telhado, revestimento das paredes, a parte hidráulica e elétrica, além de construir rampa de acessibilidade, mais um banheiro e revitalizar todos os quadros dentro das salas de aula. Ao todo, 356 alunos foram beneficiados.

“Antigamente não tínhamos como dar aula quando chovia, era impossível. O que mudou hoje não foi apenas a estrutura física, mudou o respeito que os alunos têm pelo patrimônio, renasceu o lado da cidadania”, disse.

Longa espera

De 1956 até 2017, a Escola Estadual Tabuleiro do Pinto havia passado apenas por duas reformas e, desde a última, foram 40 anos sem mexer na estrutura física do prédio.

Em 2017, a Seduc deu início a uma reforma que ampliou o número de banheiros da unidade, fez o laboratório de informática e revitalizou o piso, janelas, portas e a cozinha. Os 452 alunos também foram beneficiados com a reforma da quadra.

“Tínhamos apenas dois banheiros para todo mundo e isso era bastante desconfortável. Nesse período de existência, havíamos recebido apenas pequenas pinturas”, recorda o diretor Sérgio Rocha da Silva.

Reformas

O Governo de Alagoas já reformou 164 unidades de ensino por todo estado e até o fim de 2018, outras 50 escolas estarão recuperadas. Além das escolas, 19 ginásios foram reconstruídos e outras 54 quadras cobertas foram construídas e entregues do Litoral ao Sertão.