Alagoas

Livro relata 167 anos da Indústria alagoana

01/06/2018
Livro relata 167 anos da Indústria alagoana
29.05.18 - Reunião Sindicatos (JS) (24)
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, reuniu os presidentes dos sindicatos patronais filiados à Fiea, na quarta-feira, 29, para o lançamento do livro “A Trajetória da Indústria em Alagoas – 1850/2017”.
A obra, cujo lançamento marca o Dia da Indústria (25 de maio), traz as principais etapas da trajetória histórica da industrialização de Alagoas, os diversos aspectos contemporâneos do setor e sua implicação em outros cenários econômicos e sociais do Estado.
“Este documento será de grande utilidade para todos aqueles que desejam conhecer com detalhes a trajetória da indústria e sua contribuição para a evolução da atividade econômica em nosso Estado”, declarou Lyra.
Segundo ele, outro objetivo é oferecer á sociedade um resumo retrospectivo dos acontecimentos que, direta ou indiretamente, estão atrelados ao registro histórico da ocorrência industrial em Alagoas.
“A obra será de grande utilidade para todos aqueles que desejam conhecer com detalhes a trajetória da indústria alagoana e a contribuição do setor para a evolução da atividade econômica em nosso Estado”, acrescentou José Carlos Lyra.
O livro foi elaborado pela Unidade Técnica da Fiea, tendo o economista Francisco Braga Soares como organizador e o vice-presidente da Federação das Indústrias, José da Silva Nogueira Filho, como supervisor.
Para a produção do livro foi realizado um minucioso levantamento de fontes, como documentos, depoimentos, dados estatísticos, fotos, filmes e demais elementos de registros históricos, dispostos em arquivos, museus e acervos particulares. O levantamento desse material, seu tratamento e sua descrição, foram feitos pela equipe técnica da Fiea.
“Nós optamos por utilizar uma linguagem mais próxima da jornalística, para facilitar a consulta, tornando o livro um valioso instrumento de pesquisa para os interessados em obter informações mais abrangentes sobre a evolução da indústria local”, ressaltou o economista Francisco Braga, durante apresentação aos empresários na Fiea.
29.05.18 - Reunião Sindicatos (JS) (51)